Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ex-premiê do Paquistão Imran Khan e esposa são presos por 14 anos em caso de corrupção

Placeholder - loading - Ex-primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, durante entrevista à Reuters em Lahore 17/03/2023 REUTERS/Akhtar Soomro
Ex-primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, durante entrevista à Reuters em Lahore 17/03/2023 REUTERS/Akhtar Soomro

Publicada em  

Por Asif Shahzad e Ariba Shahid

ISLAMABAD (Reuters) - Um tribunal paquistanês prendeu o ex-primeiro-ministro do país Imran Khan e sua esposa Bushra Khan por 14 anos cada um, sob a acusação de venda ilegal de presentes do Estado, informou o partido do ex-premiê nesta quarta-feira, na terceira condenação de Khan nos últimos meses.

O veredicto também inclui uma desqualificação de 10 anos para ocupar cargos públicos, informou o PTI, partido do ex-premiê. Bushra Khan, comumente conhecida como Bushra Bibi, se entregou às autoridades logo após o veredicto, acrescentou o PTI.

A pena de 14 anos de prisão é mais severa do que a sentença de 10 anos dada a Khan na terça-feira sob a acusação de revelar segredos de Estado, e apenas uma semana antes das eleições nacionais. Não ficou imediatamente claro se as duas sentenças de Khan seriam executadas simultaneamente.

'Outro dia triste na história do nosso sistema judiciário, que está sendo desmantelado', disse a equipe de mídia de Khan, negando que qualquer ato ilegal tenha sido cometido.

'Nenhum questionamento cruzado foi permitido, nenhum argumento final foi concluído e a decisão surge como um processo predeterminado em andamento', disse, acrescentando: 'Essa decisão ridícula também será contestada.'

Khan e sua esposa são acusados de vender ilegalmente presentes no valor de mais de 140 milhões de rúpias (501.000 dólares) em posse do Estado e recebidos durante seu mandato entre 2018 e 2022.

Autoridades do governo alegaram que os assessores de Khan venderam os presentes em Dubai.

Uma lista desses presentes compartilhada por um ex-ministro da Informação incluía perfumes, joias com diamantes, jogos de jantar e sete relógios, seis deles Rolex -- sendo o mais caro uma 'edição limitada Master Graff' avaliada em 85 milhões de rúpias (304 mil dólares).

Khan também foi condenado a três anos de prisão em agosto pela mesma acusação por outro tribunal, mas essa sentença foi suspensa por recurso.

O veredicto desta quarta-feira seguiu uma investigação do principal órgão anti-suborno do país, o National Accountability Bureau (NAB), que também acusou sua esposa no caso.

A condenação de Bushra é uma tentativa de pressionar Khan ainda mais, disse o presidente interino do PTI e advogado Gohar Ali Khan em uma entrevista à televisão. 'Bushra Bibi não tem nenhuma ligação com esse caso', disse ele.

Embora Khan tenha sido considerado culpado nos outros dois casos, essa é a primeira condenação de sua esposa. Os dois se casaram em 2018, meses antes de Khan ascender ao cargo de primeiro-ministro pela primeira vez. Foi o terceiro casamento de Khan após dois divórcios.

Um membro da equipe de acusação, falando à Reuters sob condição de anonimato, confirmou o veredicto. Uma sentença detalhada será divulgada em breve, disse ele. A emissora local Geo News informou que o veredicto também incluía uma multa pesada.

A condenação anterior de Khan pela acusação de venda de presentes do Estado resultou em uma proibição de cinco anos de ocupar cargos públicos, excluindo o político de 71 anos da eleição de 8 de fevereiro. O veredicto de quarta-feira, no entanto, significa que ele será inelegível para ocupar cargos públicos até os 81 anos.

(Reportagem de Asif Shahzad, Ariba Shahid e Shivam Patel)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ex premie do paquistao imran …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.