Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ex-premiê paquistanês Imran Khan é preso e aliados convocam protesto nacional

Placeholder - loading - Ex-premiê paquistanês Imran Khan fala durante entrevista, em Lahore, Paquistão 17/03/2023 REUTERS/Akhtar Soomro
Ex-premiê paquistanês Imran Khan fala durante entrevista, em Lahore, Paquistão 17/03/2023 REUTERS/Akhtar Soomro

Publicada em  

Por Asif Shahzad e Gibran Naiyyar Peshimam

ISLAMABAD (Reuters) - O órgão anticorrupção do Paquistão prendeu o ex-primeiro-ministro Imran Khan na Suprema Corte de Islamabad nesta terça-feira, em uma ação dramática que ameaça novos tumultos no país.

Imagens da prisão mostraram dezenas de agentes de segurança com equipamentos de controle de distúrbios levando Khan para longe em uma van enquanto o partido de Khan convocava protestos em todo o país.

'Povo do Paquistão, esta é a hora de salvar seu país. Você não terá outra oportunidade', escreveu o partido Tehreek-e-Insaf (PTI) do Paquistão no Twitter.

A prisão ocorre em um momento em que os paquistaneses estão sofrendo com a pior crise econômica em décadas, com inflação alta recorde e crescimento anêmico.

Um pacote de resgate do Fundo Monetário Internacional foi adiado por meses, embora as reservas cambiais mal sejam suficientes para cobrir as importações de um mês.

O ministro do Interior, Rana Sanaullah, disse a repórteres que Khan foi preso pelo Escritório Nacional de Responsabilidade(NAB, na sigla em inglês) depois de não comparecer perante o órgão 'apesar dos avisos'.

O NAB emitiu os mandados de prisão de Khan em 1º de maio, de acordo com uma ordem vista pela Reuters. 'Khan é acusado de cometer o crime de corrupção e práticas corruptas', afirmou.

O processo de corrupção de Khan é um dos mais de 100 registrados contra ele desde que foi deposto do poder em uma votação parlamentar em abril do ano passado. Ele cumpriu quatro de seu mandato de cinco anos.

Na maioria dos processos, Khan pode ser impedido de ocupar cargos públicos se for condenado, com uma eleição nacional marcada para novembro.

Tentativas anteriores de prender Khan em sua casa em Lahore resultaram em confrontos intensos entre seus apoiadores e policiais.

As disputas políticas são comuns no Paquistão, onde nenhum primeiro-ministro cumpriu um mandato completo e onde os militares governaram por quase metade da história do país.

(Reportagem de Asif Shahzad e Gibran Peshimam)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ex premie paquistanes imran …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.