alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Ex-presidente francês Hollande depõe em inquérito sobre compra de caças da FAB, diz fonte

    Placeholder - loading - news single img
    Ex-presidente francês François Hollande 20/02/2019 Ludovic Marin/Pool via REUTERS

    Publicada em  

    Por Elizabeth Pineau

    PARIS (Reuters) - O ex-presidente da França François Hollande foi interrogado pela polícia francesa no início deste mês na condição de testemunha de uma investigação brasileira sobre corrupção a respeito de um acordo para a compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), disse uma fonte próxima do político.

    O antecessor de Hollande, Nicolas Sarkozy, se recusou a ser interrogado no mesmo inquérito, segundo o jornal francês Canard Enchaîné, o primeiro a noticiar nesta terça-feira que se solicitou o depoimento dos ex-presidentes no caso.

    'O encontro de fato ocorreu', disse a fonte próxima de Hollande a respeito da conversa do ex-líder socialista com a polícia no dia 4 de julho.

    Assessores de Sarkozy não responderam a um pedido de comentário.

    O caso gira em torno da compra de caças Gripen, da sueca Saab, em 2013, para a FAB quando Dilma Rousseff estava no poder. O avião sueco derrotou o F-18 Super Hornet, da Boeing, e o francês Rafale, produzido pela Dassault Aviation.

    Procuradores brasileiros estão investigando se o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, usou sua influência sobre a sucessora para ajudar a proposta da Saab a ser a vencedora da concorrência.

    Os elementos franceses derivam das negociações, no final das contas mal-sucedidas, entre o governo brasileiro e os ex-líderes da França para comprar os caças da Dassault nos anos que antecederam o acordo com a Saab.

    Hollande e Sarkozy foram instados a depor como parte da defesa de Lula, acrescentou o Canard Enchaîné. Os advogados de Lula disseram que ele não teve participação na compra dos Gripen.

    No ano passado, Lula começou a cumprir pena de prisão resultante de uma condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato.

    Dilma não está sendo acusada de nenhuma irregularidade no caso da compra dos caças.

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. ex presidente frances …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.