Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ex-presidente peruano Castillo 'está com problemas de saúde' na prisão, diz familiar

Placeholder - loading - Pedro Castillo em Lima 10/11/2022 REUTERS/Sebastian Castaneda
Pedro Castillo em Lima 10/11/2022 REUTERS/Sebastian Castaneda

Publicada em  

LIMA Reuters) - O ex-presidente peruano Pedro Castillo, que foi recentemente deposto, está com 'saúde delicada' enquanto cumpre 18 meses de prisão preventiva por tentar dissolver ilegalmente o Congresso, disse um de seus parentes nesta quinta-feira após se reunir com um grupo defensor dos direitos humanos.

Vilma Vásquez, uma das sobrinhas de Castillo, disse que informou aos representantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) 'sobre a injustiça que está sendo cometida' contra o ex-presidente de 53 anos.

Castillo, que governou o país por quase 17 meses, foi deposto e preso em 7 de dezembro após anunciar em mensagem à nação que iria dissolver o Congresso e reorganizar o Judiciário, em medidas tomadas fora da ordem constitucional.

A prisão de Castillo desencadeou fortes protestos, principalmente pedindo eleições antecipadas, que em quase duas semanas deixaram pelo menos 22 mortos, segundo as autoridades.

O ex-presidente está detido em uma prisão dentro de uma base policial, localizada a leste da cidade de Lima, onde o ex-presidente Alberto Fujimori também cumpre pena de 25 anos por abusos de direitos humanos.

“Ele está com a saúde delicada, falo pelo que vi', disse Vásquez a repórteres após a reunião, junto com outros familiares do ex-presidente, com membros da CIDH em um hotel no bairro residencial de San Isidro.

Vásquez disse que os familiares do ex-presidente estão sofrendo perseguições, embora não tenha identificado quem os está assediando. 'Pedimos que haja justiça e que tudo seja muito transparente.'

(Por Marco Aquino)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ex presidente peruano …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.