Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EXCLUSIVO-BCE está trabalhando em esquema de empréstimos para empresas afetadas por coronavírus, dizem fontes

Placeholder - loading - Pessoas com máscara de proteção em estação de Tóquio 03/03/2020 REUTERS/Athit Perawongmetha
Pessoas com máscara de proteção em estação de Tóquio 03/03/2020 REUTERS/Athit Perawongmetha

Publicada em  

Atualizada em  

Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa e Frank Siebelt

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu está preparando possíveis medidas para fornecer liquidez às empresas afetadas pelas consequências econômicas do surto de coronavírus, disseram à Reuters três fontes familiarizadas com a discussão.

Com a disseminação do vírus ao redor do mundo, os bancos centrais estão sendo pressionados a sustentar o crescimento, que já está tendo dificuldades como resultado de restrições de viagens, enfraquecimento da demanda, interrupções na cadeia de suprimentos e fortes vendas generalizadas no mercado.

A medida mais notável em discussão é uma operação de refinanciamento de longo prazo direcionada a pequenas e médias empresas na zona do euro, que podem ser as mais afetadas pela desaceleração.

As fontes disseram que nenhuma decisão sobre o esquema é iminente, pois o trabalho preparatório levará tempo.

Um porta-voz do BCE se recusou a comentar. A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse na segunda-feira que o banco está pronto para tomar medidas 'apropriadas e direcionadas'.

A rodada anterior de tais empréstimos foi concedida aos bancos à taxa de depósito negativa de 0,5% do BCE, essencialmente concedendo-lhes um desconto se cumprirem seus parâmetros de referência para empréstimo.

A maneira mais simples de direcionar o dinheiro em um novo esquema seria se fossem estabelecidos parâmetros de referência para que o dinheiro seja concedido a empresas menores, cujo acesso ao crédito é geralmente mais restrito que o de seus pares maiores, tornando-as mais vulneráveis a qualquer desaceleração.

As fontes disseram que, embora o BCE tenha feito trabalho preparatório para esse esquema no passado, os planos precisariam ser examinados e discutidos pelo Conselho do BCE antes de serem implementados.

'O mecanismo pode ter características específicas, incluindo um prazo de vencimento mais curto (até 12 meses), uma taxa fixa igual à taxa de depósito do BCE (se não menor) e uma provisão máxima que seria uma função da exposição de cada banco ao empréstimo SME', afirmou o estrategista de gerenciamento de patrimônio da Pictet, Frederik Ducrozet.

Algumas grandes empresas também poderiam se beneficiar do esquema de empréstimos, disseram algumas fontes, embora normalmente sejam melhor financiadas e já desfrutem do benefício das compras de títulos do setor corporativo do BCE.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. exclusivo bce esta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.