Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Fed deve se movimentar de forma 'consistente', e não reagir a dados de um mês, diz Goolsbee

Fed deve se movimentar de forma 'consistente', e não reagir a dados de um mês, diz Goolsbee

Reuters

02/08/2024

Placeholder - loading - O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, no simpósio econômico anual do Fed de Kansas City em Jackson Hole, EUA 24/08/2023 REUTERS/Ann Saphir
O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, no simpósio econômico anual do Fed de Kansas City em Jackson Hole, EUA 24/08/2023 REUTERS/Ann Saphir

(Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, disse nesta sexta-feira que o banco central dos Estados Unidos deve agir de forma 'consistente', rechaçando levemente a pressa do mercado em apostar que o Fed reagirá a um relatório de dados fracos de empregos de julho com um corte maior do que o habitual de 0,50 ponto percentual na taxa básica em setembro.

'Nunca queremos reagir de forma exagerada aos números de um mês', disse Goolsbee em uma entrevista à Bloomberg TV. Mesmo assim, disse ele, 'o nosso objetivo absoluto agora é que queremos chegar a algo como o pleno emprego, e não ultrapassar o nível normal e deteriorar'.

O Departamento do Trabalho dos EUA informou mais cedo nesta sexta-feira que os empregadores diminuíram drasticamente as contratações em julho, e a taxa de desemprego subiu para 4,3%. Isso está acima da taxa de cerca de 4,1% que autoridades do Fed estimam ser consistente com o pleno emprego, disse Goolsbee.

Ao mesmo tempo, disse, a política monetária do Fed é restritiva e rígida, alertando que a inflação caiu e o mercado de trabalho desacelerou no ano em que o Fed manteve sua taxa de juros estável, sugerindo que ele continua apoiando a política de flexibilização.

Ele se recusou a dizer quando ou em quanto o banco central deve cortar os juros, repetindo sua opinião de que não quer se amarrar a uma decisão de política monetária antes de qualquer reunião do Fed.

(Por Ann Saphir)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.