Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fed utiliza 'bazuca' contra coronavírus para apoiar economia

Placeholder - loading - Edifício do Federal Reserve, em Washington 19/03/2019 REUTERS/Leah Millis
Edifício do Federal Reserve, em Washington 19/03/2019 REUTERS/Leah Millis

Publicada em  

Atualizada em  

Por Howard Schneider

(Reuters) - O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) adotou nesta segunda-feira uma extraordinária série de programas para compensar as 'graves perturbações' na economia causadas pelo surto de coronavírus, apoiando uma gama sem precedentes de crédito para famílias, pequenas empresas e grandes empregadores.

O banco central norte-americano concordou com medidas históricas que permitiriam, pela primeira vez, a compra de bônus corporativos e empréstimos diretos a empresas, expandir sua carteira de ativos tanto quanto necessário para estabilizar os mercados financeiros e lançar 'em breve' um programa para obter crédito para pequenas e médias empresas.

Isso marca uma intervenção maciça na economia norte-americana pelo banco central e um movimento rapidamente concebido para se adaptar ao fato de que a economia do país talvez precise fechar suas portas para manter as pessoas seguras.

'É o momento de bazuca deles', disse Russell Price, economista-chefe da Ameriprise Financial Services. 'São eles dizendo 'faremos o que for preciso', o que deve ser um sinal para os mercados financeiros e investidores de que o Fed fornecerá toda e qualquer liquidez necessária para apoiar a economia durante esse período.'

Sob os novos programas, o Fed concederá empréstimos para estudantes, empréstimos com cartão de crédito e empréstimos garantidos pelo governo dos EUA a pequenas empresas, comprará títulos de empregadores maiores e fará empréstimos a eles no equivalente a quatro anos de empréstimo-ponte.

Quase um terço da população dos EUA está sujeita a novas regras que fecham negócios não essenciais e desencorajam as pessoas a deixar suas casas para retardar a propagação do vírus.

Uma pesquisa da Reuters com economistas estimou que as reivindicações iniciais de desemprego aumentaram um milhão na semana passada, e alguns acreditam que o número poderia ser maior.

Além disso, muitos analistas estão projetando declínios na produção econômica no próximo trimestre que são muito piores do que a queda mais acentuada durante a Grande Recessão.

Em comunicado, o Fed disse que o esforço, aprovado por unanimidade pelos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto, foi realizado porque 'ficou claro que nossa economia enfrentará graves perturbações' como resultado da crise da saúde.

(Por Howard Schneider e Sinead Carew)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fed utiliza bazuca contra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.