Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

FHC diz que porta para Haddad enferrujou; petista diz que história cobra

Placeholder - loading - Imagem da noticia "FHC diz que porta para Haddad enferrujou; petista diz que história cobra"

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quarta-feira que a porta para o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, enferrujou, e o petista rebateu afirmando que a história cobrará esse posicionamento.

'A história nos cobra pelos nossos posicionamentos, nem sempre à vista, às vezes a prazo', disse Haddad a jornalistas após evento com lideranças evangélicas ao ser questionado sobre a declaração de Fernando Henrique.

O petista disse que muitos democratas se manifestaram em favor de sua candidatura, inclusive alguns ex-ministros do tucano.

'Nem todos vão atuar da maneira como eu gostaria, como eu sugeriria para uma pessoa com a formação que ele tem', afirmou Haddad, acrescentando que o PSDB traiu o seu próprio candidato presidencial, Geraldo Alckmin, já no primeiro turno.

Mais cedo, Fernando Henrique, que é presidente de honra do PSDB e governou o país entre 1995 e 2002, disse a jornalista que 'a porta está enferrujada e acho que a fechadura enguiçou'.

'Acho que a população hoje, cada um, vota à vontade. O peso que os partidos, os líderes possam ter é relativo. Acho que as pessoas estão tomando posição independentemente de apoiar, deixar de apoiar, e é muito difícil tomar uma decisão neste momento diferente de dizer: 'olha, cada um vai fazer o que achar melhor'. Vai coincidir com o que eu penso? Não sei, acho que não', completou.

Em entrevista publicada no último domingo, o tucano disse que havia uma porta para conversar com Haddad no segundo turno da eleição presidencial, enquanto com o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, havia um muro.

Indagado sobre a criação de uma frente democrática a favor de Haddad, ideia que foi defendida pela campanha petista, Fernando Henrique fez a avaliação de que os eleitores não votam mais em frentes. Ressaltou, no entanto, que quem quer que vença a eleição no dia 28 de outubro, será necessária uma coesão nacional.

'Depois que (a porta) emperra fica difícil. Você fica pensando 'meu Deus, por que agora?'', disse o tucano, que é alvo histórico de críticas do PT, que o sucedeu na Presidência com Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente preso em Curitiba cumprindo pena por corrupção e lavagem de dinheiro.

'Ganhe quem ganhar --é aquilo que eu disse aqui-- o Brasil vai precisar de coesão. Não dá para governar meio a meio, você precisa ter algo em comum. Aí sim, nós vamos ter que ter portas abertas para poder conversar e avançar juntos', disse o tucano.

(Por Eduardo Simões e Laís Martins; Edição de Alexandre Caverni)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fhc diz que porta para haddad …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.