alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Fitch reduz nota da Argentina para CCC e cita risco de descontinuidade política

    Placeholder - loading - news single img
    03/03/2016. REUTERS/Reinhard Krause

    8996

    Publicada em  

    Atualizada em  

    Por Gabriel Stargardter

    BUENOS AIRES, (Reuters) - A agência de classificação de risco Fitch reduziu a nota da Argentina nesta sexta-feira de 'B' para 'CCC', citando uma maior probabilidade de um default após o resultado surpreendente das eleições primárias que afundou o país em mais uma crise.

    Os mercados argentinos despencaram ao longo de boa parte da semana depois da votação de domingo, quando o candidato de centro-esquerda Alberto Fernández ficou bem à frente do presidente Maurício Macri. A larga vantagem de Fernández indica que ele pode vencer as eleições de outubro no primeiro turno, potencialmente pondo fim a reformas liberais e a um plano de austeridade apoiado pelo FMI.

    A Fitch elevou para 2,5% sua estimativa de contração da economia argentina em 2019, frente a uma projeção anterior de queda de 1,7%, e disse estimar uma estagnação da atividade no ano que vem. A agência acrescentou que espera que a dívida pública aumente para cerca de 95% do Produto Interno Bruto este ano.

    A nota da Argentina já estava em grau considerado 'especulativo', mas a nova classificação aponta risco maior de calote.

    Em comunicado, a agência justificou a piora da classificação citando a elevação da incerteza política após as eleições primárias deste mês, além de piora das condições financeiras e uma esperada deterioração do ambiente macroeconômico que eleva a possiblidade de um calote ou reestruturação da dívida do país.

    'O resultado das eleições primárias aponta para riscos elevados de descontinuidade política após as eleições gerais de outubro de 2019', afirmou a Fitch.

    Para a agência, uma eventual mudança no governo argentino eleva risco de ruptura na política do atual governo, guiada por programa do Fundo Monetário Internacional (FMI). A expectativa é que, após o fim dos desembolsos do Fundo, previsto para o ano ano que vem, as pressões de financiamento podem aumentar.

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. fitch reduz argentina para …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.