Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

FMI diz que mais gastos com vacinas é maneira mais rápida de fortalecer finanças públicas

Placeholder - loading - FMI diz que mais gastos com vacinas é maneira mais rápida de fortalecer finanças públicas. REUTERS/Benoit Tessier/Pool/File Photo
FMI diz que mais gastos com vacinas é maneira mais rápida de fortalecer finanças públicas. REUTERS/Benoit Tessier/Pool/File Photo

Publicada em  

Por David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - A pandemia de Covid-19 continuará aumentando a dívida pública global em 2021, mas gastar mais dinheiro para acelerar as vacinações é a maneira mais rápida de começar a normalizar as finanças dos governos, disse o Fundo Monetário Internacional nesta quarta-feira.

O FMI disse em seu relatório Monitor Fiscal de 2021 que, se vacinações globais mais rápidas controlarem o vírus mais cedo, mais de 1 trilhão de dólares em receitas fiscais globais adicionais podem ser arrecadados até 2025 nas economias avançadas.

Se o mesmo cenário de alta nas previsões econômicas do Fundo se concretizar, a produção do PIB global pode aumentar em 9 trilhões de dólares durante o mesmo período, à medida que o comércio reabre e contrata mais rapidamente, disse o FMI.

'A vacinação, portanto, paga a si mesma, proporcionando uma excelente valia para o dinheiro público investido no aumento da produção e distribuição global de vacinas', disse o FMI no relatório.

A dívida pública média mundial deve atingir um recorde de 99% do PIB em 2021 e se estabilizar nesse nível depois de aumentar ligeiramente de 97% em 2020. Para as economias avançadas, a dívida atingirá um pico de 122,5% em 2021, contra 120,1% do ano anterior.

(Reportagem de David Lawder)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2838))

REUTERS PVB CMO

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fmi diz que mais gastos com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.