Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Forças de Israel enfrentam Hamas no sul de Gaza e civis buscam abrigo

Placeholder - loading - Helicóptero israelense em Gaza   6/12/2023   REUTERS/Athit Perawongmetha
Helicóptero israelense em Gaza 6/12/2023 REUTERS/Athit Perawongmetha

Publicada em  

Por Bassam Masoud e IbraheemAbu Mustafa

GAZA (Reuters) - Tropas israelenses travaram batalhas ferozes com o Hamas no sul de Gaza nesta quarta-feira, depois de chegarem ao coração da cidade de Khan Younis, forçando os civis palestinos a buscarem refúgio em outros lugares à medida que o número de áreas seguras diminui.

Aviões de guerra israelenses também bombardearam alvos em uma das fases mais pesadas da guerra nos dois meses desde o início do conflito Hamas-Israel.

Médicos palestinos disseram que os hospitais estavam transbordando de civis mortos e feridos, muitos deles mulheres e crianças, e que os suprimentos estavam acabando.

As tropas e os tanques israelenses avançaram para a parte sul da Faixa de Gaza, depois de terem conquistado o controle do norte em uma campanha para eliminar o Hamas. Eles cercaram Khan Younis em uma onda de violência desde o colapso da trégua na semana passada.

Israel disse que suas forças estavam travando batalhas ferozes na quarta-feira e atingiram centenas de alvos no enclave, incluindo uma célula militante perto de uma escola no norte.

O braço armado do Hamas, as Brigadas al-Qassam, também afirmou que seus combatentes estavam envolvidos em confrontos com as forças israelenses.

Moradores disseram que os bombardeios israelenses se intensificaram durante a noite, matando e ferindo um número indeterminado de pessoas, e que tanques combatiam militantes palestinos ao norte e a leste de Khan Younis.

Os tanques estavam estacionados nos arredores do campo de refugiados de Khan Younis, não muito longe da casa do líder do Hamas em Gaza, Yehya Al-Sinwar, disseram. Não ficou claro se alguém estava lá.

Alguns palestinos descreveram fugas depois que suas casas foram destruídas num ataque aéreo israelense noturno no bairro de al-Amal, em Khan Younis.

“Juro que nem sabemos como conseguimos sair vivos”, declarou Hamdi Tanira, descrevendo um ataque a uma casa onde disse que ele e cerca de 30 outras pessoas dormiam, incluindo 20 crianças.

“Estávamos dormindo pacificamente, sem incomodar ninguém”, afirmou outra sobrevivente, Amal Mehdi. 'De repente, o bombardeio nos atingiu, foi um milagre termos sido retirados dos escombros.'

O Hamas disse ter matado ou ferido oito soldados israelenses e destruído 24 veículos militares na terça-feira. Israel afirmou que 84 de seus soldados foram mortos desde o início da operação terrestre, há cinco semanas.

O Instituto para o Estudo da Guerra, sediado em Washington, disse que os combatentes do Hamas estavam usando dispositivos explosivos improvisados e minas antipessoais, em uma mudança de tática à medida que os combates se aproximavam do confronto terrestre.

Israel desencadeou sua campanha em resposta a um ataque em 7 de outubro por combatentes do Hamas, que invadiram cidades israelenses, matando 1.200 pessoas e fazendo 240 reféns, de acordo com o registro de Israel.

O escritório de mídia do Hamas informou na terça-feira que pelo menos 16.248 pessoas, incluindo 7.112 crianças e 4.885 mulheres, foram mortas em Gaza desde então. Esses números não foram imediatamente verificados pelo Ministério da Saúde de Gaza.

Refletindo a preocupação global com a situação dos civis palestinos, o chefe do Conselho Norueguês de Refugiados, Jan Egeland, disse: 'A pulverização de Gaza agora está entre os piores ataques a qualquer população civil em nosso tempo e época'.

As Forças Armadas israelenses disseram nesta quarta-feira que estavam fazendo 'grandes esforços' para evitar ferir não combatentes. Alegam que o Hamas usa a população civil como escudos humanos e impede que os civis se desloquem para locais seguros, uma acusação negada pelo grupo militante.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. forcas de israel enfrentam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.