Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fortalecido por vitória eleitoral, premiê do Japão delineia políticas

Placeholder - loading - Primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, durante entrevista coletiva em Tóquio 01/11/2021 Rodrigo Reyes Marin/Pool via REUTERS
Primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, durante entrevista coletiva em Tóquio 01/11/2021 Rodrigo Reyes Marin/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Ju-min Park e Antoni Slodkowski e Kiyoshi Takenaka

TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, saiu revigorado de uma vitória eleitoral surpreendentemente forte e assinalou nesta segunda-feira que pleiteará políticas de defesa visando conter a China, combaterá a mudança climática e acelerará a recuperação da pandemia.

O Partido Liberal Democrata (PLD) de Kishida desafiou as previsões e manteve sua maioria simples no Parlamento na eleição de domingo, solidificando sua posição como chefe da sigla dividida e lhe dando mais liberdade no Legislativo.

A recuperação da pandemia de coronavírus terá prioridade, o que incluirá um orçamento adicional.

Alguns temiam que Kishida, só há um mês no poder, pudesse se tornar mais um dos premiês de vida curta do país, mas os resultados eleitorais, cujo alívio fez as ações dispararem, lhe permitirão imprimir sua própria marca nas políticas antes da eleição da câmara alta do próximo verão local.

O triunfo robusto do PLD na votação parlamentar também amenizou os temores do mercado de uma emissão maciça de títulos porque ele provavelmente acabará com a pressão para que Kishida infle o tamanho do pacote de estímulo de reação à pandemia.

'Implantaremos políticas rapidamente para reagir às vozes do povo que recebemos em toda a nação que desejam fortemente a estabilidade política e a implantação de políticas', disse o premiê em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.

Ele também dará ênfase à defesa, um aceno às inclinações de membros linha-dura do PLD que o apoiaram na disputa pela liderança do partido, o que pode ser uma complicação ao se levar em conta os ganhos eleitorais do Komeito, parceiro minoritário de coalizão de postura mais branda.

(Reportagem adicional de Sakura Murakami, Rikako Maruyama e Kohei Miyazaki)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fortalecido por vitoria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.