Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fortalecimento da democracia depende de imprensa livre, diz Toffoli

Placeholder - loading - Ministro Dias Toffoli, em sessão no STF  7/11/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro Dias Toffoli, em sessão no STF 7/11/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse nesta quarta-feira que o fortalecimento da democracia depende de uma imprensa 'verdadeiramente livre', comentário feito dias após o presidente Jair Bolsonaro ter ofendido, em duas ocasiões, jornalistas publicamente.

'A atividade jornalística é um importante meio de apreensão da realidade factual, sendo uma potente ferramenta de combate à desinformação, esse mal que atormenta democracias pelo mundo todo', disse.

'O contínuo fortalecimento de nossa democracia depende, portanto, de uma imprensa verdadeiramente livre', reforçou. 'Reitero o que já afirmei neste plenário: sem imprensa livre, não há liberdade de expressão nem de informação. Sem imprensa livre, não há democracia', completou.

A fala de Toffoli foi feita na abertura da sessão no plenário do Supremo durante o lançamento do catálogo em homenagem ao fotojornalista Gervásio Baptista, morto no ano passado aos 95 anos e que retratou por seis décadas autoridades públicas. O último emprego de Gervásio foi no Supremo.

No domingo, Bolsonaro disse ter vontade de encher a boca de um repórter de porrada, após ser questionado sobre supostos depósitos feitos na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, pelo ex-assessor parlamentar Fabricio Queiroz.

“Vontade de encher tua boca com uma porrada, tá”, afirmou o presidente, após pergunta feita por jornalista do jornal O Globo, de acordo com áudio divulgado pelo jornal. A declaração foi dada durante visita feita por Bolsonaro à Catedral de Brasília.

Um dia depois, em evento chamado Vencedo a Covid-19 em que fez apologia ao uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, o presidente voltou a criticar os jornalistas, a quem chamou de “bundões”, e afirmou que teriam mais chance de morrer se contaminados pela doença.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fortalecimento da democracia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.