Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

FUP recorrerá de decisão contra greve na Petrobras; empresa exige volta ao trabalho

Placeholder - loading - REUTERS/Sergio Moraes
REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirmou que irá recorrer de decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que declarou na segunda-feira a greve de funcionários da Petrobras como ilegal e abusiva, segundo vídeo divulgado pela entidade.

Ao atender recurso da petroleira, o ministro do TST Ives Gandra da Silva Martins Filho autorizou a Petrobras a 'adotar as medidas administrativas cabíveis' para o fim da paralisação, iniciada em 1° de fevereiro, inclusive com sanções disciplinares aos empregados que não atenderem ao comando judicial. [nL1N2AH0T9]

A Petrobras disse em comunicado à imprensa na noite de segunda-feira que 'já notificou as entidades sindicais da decisão e aguarda que todos os empregados retornem às suas atribuições imediatamente'.

Já a FUP criticou a decisão e afirmou entender que o movimento grevista é legítimo e legal. A comissão permanente de negociação da entidade ainda pediu que os petroleiros mantenham a paralisação e aguardem orientações dos sindicatos.

'Entendemos que essa decisão é inconstitucional e nossos advogados em todo o Brasil estarão, sim, vendo uma forma de questionar essa decisão monocrática do ministro Ives Gandra', disse no vídeo o diretor da FUP, Deyvid Bacelar.

Segundo ele, a entidade tomou conhecimento da medida do TST 'de maneiras ainda não oficiais'.

A decisão do ministro do TST estabeleceu multas diárias de entre 250 mil e 500 mil reais aos sindicatos em caso de descumprimento, além de bloqueio de contas e repasse de mensalidades associativas.

Na segunda-feira, a FUP havia afirmado que a paralisação tinha adesão de mais de 60% dos funcionários da área operacional da Petrobras, envolvendo total de mais de 20 mil trabalhadores em 13 Estados.

(Por Luciano Costa)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fup recorrera de decisao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.