Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Furacão Hilary ameaça México e Califórnia com 'enchentes catastróficas'

Placeholder - loading - Furacão Hilary se intensifica no Estado de Colima, México 17/08/2023. Proteção Civil do Estado de Colima (PC_Colima) via X/Divulgação via REUTERS
Furacão Hilary se intensifica no Estado de Colima, México 17/08/2023. Proteção Civil do Estado de Colima (PC_Colima) via X/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O furacão Hilary, de categoria 4, atingiu a península de Baja California no México, nesta sexta-feira, disse uma agência do governo dos Estados Unidos, ao emitir seu primeiro alerta de tempestade tropical para a Califórnia e alertar sobre inundações com risco de vida e possivelmente catastróficas.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, em inglês) espera que a poderosa tempestade se aproxime da popular cidade turística de Cabo San Lucas, no México, no final desta sexta-feira. Ela deve enfraquecer antes de atingir a costa oeste dos EUA neste fim de semana, ainda assim deve carregar chuvas perigosas.

'É provável que inundações com risco de vida e potencialmente catastróficas ocorram em grande parte da Baja California e do sul da Califórnia neste fim de semana e no início da próxima semana', disse a agência com sede em Miami em seu último comunicado.

O vice-diretor do NHC, Jamie Rhome, alertou para a ameaça de inundação de San Diego a Los Angeles e Las Vegas, com riscos particularmente altos na região de Palm Springs quando a tempestade chegar, no final do fim de semana.

'Se você tem planos para o fim de semana, provavelmente é hora de começar a alterá-los', disse ele.

Embora as águas frias da costa da Califórnia geralmente enfraqueçam os furacões e as tempestades tropicais, segundo Rhome 'espera-se que este sistema mantenha sua força porque estará se movendo rapidamente'.

Hilary estava se dirigindo no sentido oeste-noroeste a quase 19 km/h, com ventos máximos sustentados de quase 215 km/h, após ser atualizado para categoria 4 durante a noite, disse Rhome.

O vice-diretor do NHC afirmou que a Califórnia e o sul de Nevada enfrentam riscos de inundações severas causadas por até 25,4 cm de chuva, e a agência alertou que uma tempestade pode causar inundações costeiras e ondas destrutivas ao longo da península de Baja California, no México.

(Reportagem de Valentine Hilaire e Sarah Morland, na Cidade do México, e Rich Mckay, em Atlanta)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. furacao hilary ameaca mexico …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.