Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Furacão Simon ganha força e atinge categoria 4 na costa do México

Furacão Simon ganha força e atinge categoria 4 na costa do México

Reuters

10/10/2026

Placeholder - loading - Moradores se preparam para o furacão Simon em Manzanillo   10 de outubro de 2026   REUTERS/Daniel Becerril
Moradores se preparam para o furacão Simon em Manzanillo 10 de outubro de 2026 REUTERS/Daniel Becerril

10 Out - O furacão Simon ​se intensificou, tornando-se uma poderosa tempestade de categoria 4 na costa do Pacífico do México no sábado, ameaçando causar ventos destrutivos, ondas de tempestade e inundações potencialmente fatais à medida que se aproxima da costa.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA informou que o Simon estava localizado a cerca de 185 km ao sul-sudoeste de Manzanillo na manhã de sábado, com ventos ⁠máximos ⁠sustentados de 240 km/h enquanto se ​deslocava ‌para o norte.

A previsão é de que o Simon se aproxime da costa centro-oeste do México como um grande furacão no final do sábado ou início do ⁠domingo, e ainda é possível que ele ganhe mais ​força antes de atingir a costa, informou o NHC.

Um alerta ​de furacão estava em vigor para ‌partes da costa ​do ⁠Pacífico do México ao sul do resort de praia de Puerto Vallarta, incluindo a área ao redor de Manzanillo, o maior porto ​do México no Pacífico. Um aviso de tempestade tropical estava em vigor mais ao sul, em direção a Lázaro Cárdenas.

O NHC instou os moradores da área sob alerta, ​que também inclui o arquipélago das Ilhas Marías, no mar, a acelerarem os preparativos para proteger vidas e bens.

“O Simon se intensificou de forma incrivelmente rápida, e é isso que torna tempestades como essa tão perigosas”, disse o meteorologista da AccuWeather Dan Pydynowski.

“Ventos fortes podem causar danos a residências e estabelecimentos comerciais, ​enquanto inundações e deslizamentos de terra podem destruir estradas e dificultar ‌o acesso das equipes de ⁠emergência a algumas comunidades. Mesmo após a passagem da tempestade, cortes de energia e infraestrutura danificada podem tornar a ⁠recuperação um desafio.”

As autoridades mexicanas alertaram que ⁠chuvas intensas são esperadas ⁠nos Estados de ⁠Guerrero, ​Michoacán, Colima e Jalisco.

(Reportagem de Sarah Kinosian na Cidade do México)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.