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Gás Verde lança 'pacote completo' com caminhão a biometano para descarbonizar indústria

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Estação de biogás na California

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Por Leticia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A Gás Verde está lançando uma solução completa para impulsionar o transporte logístico com caminhões movidos a biometano, mirando ajudar grandes indústrias a cumprir com metas de descarbonização, disse o diretor-presidente da companhia à Reuters.

O projeto começa com uma parceria com a Scania, prevendo a locação de 100 caminhões que serão abastecidos com o gás renovável da Gás Verde produzido em aterro sanitário. A previsão é de alcançar 2 mil veículos rodando pelo país em 36 meses.

Segundo Marcel Jorand, CEO da Gás Verde, a solução foi pensada para resolver riscos e questionamentos que costumam desestimular as indústrias a migrar para alternativas mais sustentáveis no transporte rodoviário de seus produtos.

'A gente entrega o caminhão alugado para o cliente -- ele não precisa fazer o investimento --, a manutenção toda incluída e o abastecimento... Estamos com o pacote completo. Quem vai dirigir e operar é a indústria, nosso cliente final, que vai escolher', explicou.

O executivo afirmou ainda que a solução ajuda as indústrias a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa do tipo 'escopo 3', que ocorrem ao longo da cadeia de valor da empresa, normalmente mais difíceis de monitorar e controlar pois dependem de terceiros.

O biometano é um gás de origem renovável que serve como substituto de combustíveis fósseis, como gás natural e diesel, e vem ganhando mais atenção diante da agenda de transição energética. Ele resulta do processamento do biogás, que por sua vez é obtido de resíduos orgânicos urbanos e agropecuários, como de aterros sanitários e da industria da cana.

A Gás Verde é hoje a maior produtora de biometano do país, com uma capacidade somada 160 mil m³/dia em duas plantas, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A produção deverá subir para 650 mil m³/dia até 2028, quando mais dez unidades, em seis Estados, estarão em operação.

Os investimentos não foram divulgados, mas Jorand estimou que os recursos envolvidos na iniciativa irão superar R$1 bilhão, considerando os preços e a quantidade de caminhões previstos. Já o consumo de biometano para toda a frota de 2 mil veículos deverá ficar perto de 300 mil m³/dia.

'Virou uma célula nova, muito relevante, que provavelmente vai ser uma das maiores do grupo', avaliou o executivo, acrescentando que o projeto deverá envolver veículos de diferentes portes, desde cavalos mecânicos grandes até caminhões de coleta de lixo e de pequeno porte que circulam nas cidades.

Alex Nucci, diretor comercial da Scania no Brasil, destacou a importância do gás para substituir o diesel na matriz de transportes.

Segundo ele, essa é uma aposta da fabricante sueca desde 2018, quando trouxe os caminhões a gás para o mercado brasileiro, e que deve ganhar impulso com o aumento da produção nacional do biometano projetado para os próximos anos.

'A gente acredita que nos próximos cinco anos, de tudo que a Scania produz de caminhão no Brasil, de 10% a 15% pode ser a gás... Partindo do princípio que a Scania produz para o mercado brasileiro entre 15 mil e 20 mil caminhões por ano, nós temos um potencial aí de 1.000, 1.500 unidades anualmente sendo comercializadas', estimou o executivo.

Nucci lembrou ainda que o biometano já é usado em larga em escala nos transportes em países da Europa como Suécia e Alemanha.

'O veículo 100% movido a gás entrega a mesma qualidade de um veículo a diesel... A gente acredita que agora daqui pra frente nós vamos ver um crescimento muito forte do gás, o biometano, aplicado a caminhões pesados', afirmou.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

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