Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Gastos com construção nos EUA sobem em agosto

Gastos com construção nos EUA sobem em agosto

Reuters

01/10/2026

Placeholder - loading - Trabalhadores da construção civil na cidade de Nova York 10 de agosto de 2026. REUTERS/Jordan Tovin/Foto de arquivo
Trabalhadores da construção civil na cidade de Nova York 10 de agosto de 2026. REUTERS/Jordan Tovin/Foto de arquivo

WASHINGTON, 1 Out (Reuters) - Os gastos ​com construção nos Estados Unidos registraram aumento inesperado em agosto, impulsionados pelos investimentos em obras não residenciais como escritórios e usinas de energia, mas a tendência permaneceu fraca já que as taxas de juros mais altas dos financiamentos imobiliários pesaram sobre a construção de residências.

O Census Bureau do Ministério do Comércio informou nesta quinta-feira que os gastos com construção subiram ⁠0,9% ⁠após uma queda de 0,1% ​em julho, ‌em dado revisado para cima. Economistas consultados pela Reuters previam que os gastos com construção permaneceriam inalterados em agosto, após um declínio de 0,5% em ⁠julho divulgado anteriormente.

Os gastos com construção caíram 1,7% em ​agosto em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os ​gastos com projetos de construção ‌privados aumentaram 1,1% ​em agosto, ⁠após queda de 0,2% em julho. Os investimentos em estruturas não residenciais privadas cresceram 1,0% em agosto. Os gastos com usinas ​de energia subiram 0,9% e os gastos com projetos de escritórios dispararam 4,6%.

O investimento em projetos residenciais subiu 1,1% em agosto, provavelmente refletindo reformas. Os gastos com ​projetos de moradias unifamiliares aumentaram 0,2%, mas caíram 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A taxa média das hipotecas de taxa fixa de 30 anos disparou mais de 100 pontos-base desde o início da guerra entre os EUA, Israel e o Irã, no final de fevereiro, pesando sobre ​a demanda e deixando um excedente de casas novas não vendidas ‌no mercado.

Ela ficou em ⁠média em 7,03% na semana passada, o nível mais alto desde janeiro de 2025, segundo dados da empresa de ⁠financiamento hipotecário Freddie Mac. Os gastos ⁠com unidades habitacionais multifamiliares, que ⁠representam uma ⁠pequena ​parcela do mercado imobiliário, aumentaram 0,2% em agosto.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.