Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ghosn promete dizer a verdade após notícia sobre novo processo

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Ghosn promete dizer a verdade após notícia sobre novo processo"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Kenneth Maxwell e Tim Kelly

TÓQUIO (Reuters) - Demitido da direção da Nissan, Carlos Ghosn prometeu 'dizer a verdade' em uma coletiva de imprensa na próxima semana, usando o Twitter para fazer seu primeiro comunicado desde que foi solto sob fiança e horas depois de uma reportagem dizer que procuradores preparam um novo caso contra ele.

Ghosn, elogiado por muitos por resgatar a Nissan de uma falência iminente duas décadas atrás, caiu em desgraça de forma dramática, o que abalou a indústria automotiva global e provocou dúvidas sobre o futuro da aliança da Nissan com a francesa Renault.

Ele foi preso em Tóquio em novembro e enfrenta acusações de má conduta financeira e violação de confiança grave por supostamente omitir cerca de 82 milhões de dólares em salários e transferir perdas financeiras pessoais temporariamente para os livros contábeis da Nissan durante a crise financeira.

Libertado no mês passado com uma fiança de 9 milhões de dólares, Ghosn negou as acusações, que afirmou 'não terem mérito', e disse ser vítima de um golpe da diretoria.

'Estou me preparando para dizer a verdade sobre o que está acontecendo. Coletiva de imprensa na quinta-feira, 11 de abril', escreveu Ghosn no Twitter, que mostrou a marca azul que indica que o tuíte foi verificado pela rede social.

Foi a única mensagem, em japonês e inglês, na conta criada neste mês.

Pelos termos da fiança, Ghosn não tem permissão de usar a internet, mas o tuíte pode ter sido publicado em seu nome, como é comum para celebridades e figuras de grande destaque.

Não foi possível contatar representantes de Ghosn para obter comentários sobre a mensagem.

Mais cedo, o jornal japonês Yomiuri noticiou que procuradores de Tóquio estão preparando um novo caso contra ele devido a supostos pagamentos que a montadora fez a um parceiro de negócios em Omã.

Os procuradores estão conversando com a Suprema Procuradoria-Geral e outras entidades e planejam decidir em breve se processarão Ghosn por novas acusações de violação de confiança grave, disse o jornal, citando fontes envolvidas no caso.

Um porta-voz da Procuradoria-Geral de Tóquio disse não estar ciente de nenhuma investigação nova quando foi indagado pela Reuters.

Já o porta-voz de Ghosn havia dito que pagamentos de 32 milhões de dólares feitos ao longo de nove anos foram recompensas pelo fato de a empresa de Omã ser uma concessionária destacada da Nissan. Estes incentivos não estavam a cargo de Ghosn e os fundos não saldaram dívidas pessoais, segundo o porta-voz.

(Reportagem adicional de Chang-Ran Kim, Kaori Kaneko e Sam Nussey)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ghosn promete dizer a verdade …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.