Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ghosn viajou de trem-bala até Osaka em fuga para o Líbano, diz agência Kyodo

Placeholder - loading - Ex-presidente da Nissan, Carlos Ghosn, em Tóquio 25/04/2019 REUTERS/Issei Kato
Ex-presidente da Nissan, Carlos Ghosn, em Tóquio 25/04/2019 REUTERS/Issei Kato

Publicada em  

Atualizada em  

TÓQUIO (Reuters) - O ex-presidente da Nissan e da Renault Carlos Ghosn iniciou a fuga do Japão para o Líbano em uma viagem de trem-bala de Tóquio para Osaka, possivelmente acompanhado por diversas pessoas, informou a agência de notícias Kyodo nesta segunda-feira.

Autoridades japonesas também disseram nesta segunda-feira que ainda podem pressionar em busca da extradição de Ghosn do Líbano para enfrentar múltiplas acusações de irregularidades financeiras, mesmo que o Líbano normalmente não extradite seus cidadãos.

Câmeras de segurança registraram a saída de Ghosn de sua casa em Tóquio em 29 de dezembro por volta das 14h30 (horário local) e chegando algumas horas depois à estação Shinagawa, onde pegou o trem para Osaka, de acordo com a Kyodo, citando uma pessoa familiarizada com o assunto.

Ghosn se deslocou de carro até um hotel perto do Aeroporto Internacional de Osaka, onde embarcou em um jato particular às 23h10, segundo a imprensa.

O executivo estava proibido de deixar o Japão enquanto aguardava julgamento por quatro acusações, incluindo ocultação de renda e enriquecimento pessoal por meio de pagamentos a concessionárias de veículos no Oriente Médio, as quais ele nega, mas fugiu no final de 2019 para escapar do que chamou de sistema judicial 'fraudulento'.

Promotores agora estão trabalhando com a polícia para traçar a rota de Ghosn e descobrir quem o ajudou, informou a agência Kyodo.

Nesta segunda-feira, na primeira entrevista coletiva do governo japonês desde que Ghosn escapou, a ministro da Justiça, Masako Mori, disse que, como princípio geral, o Japão poderia solicitar a extradição de um suspeito de um país com o qual não tem acordo formal de extradição.

O pedido precisaria ser cuidadosamente examinado com base na possibilidade de 'garantir a reciprocidade e a lei nacional do país parceiro', explicou Mori a repórteres em Tóquio.

(Por Kiyoshi Takenaka e Kevin Buckland)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ghosn viajou de trem bala ate …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.