Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Gordura pode incentivar a proliferação do câncer, diz estudo

De acordo com pesquisa espanhola, proteína responsável pela metástase do câncer precisa da gordura para obter energia

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Gordura pode incentivar a proliferação do câncer, diz estudo"

Publicada em  

Cientistas espanhóis encontraram a proteína responsável pela metástase do câncer – processo de proliferação de um tumor no corpo. Outra descoberta é que o possível combustível que desencadeia essa ação é a gordura. A proteína, nomeada de CD36, foi encontrada primeiramente em células cancerígenas de um câncer de boca. Depois, foi identificada também em outros tipos de tumores.

A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores do Instituto para Pesquisas Biomédicas de Barcelona. Nas pesquisas, a proteína foi acionada sobre as células tumorais que não produziam metástase. O resultado foi a proliferação do câncer para outras regiões do corpo, o que prova interferência da proteína no processo.

Em busca de uma nova área do corpo, as células cancerígenas estão sempre em batalha contra o organismo e, por isso, consomem gordura – material essencial para a produção de energia. É então que a proteína CD36 entra em ação, pois ela ajuda as células a obterem gordura do ambiente.

Tentando encontrar uma maneira de interromper o transporte de gordura, os pesquisadores descobriram dois anticorpos da CD36 capazes de reconhecer e bloquear a proteína. Em testes feitos em laboratório, notou-se que eles foram eficazes em inibir ou diminuir a metástase, e a boa notícia é que esse tipo de tratamento não apresentou grandes efeitos colaterais.

Em outros testes, os cientistas notaram que a ingestão de gordura em excesso pode estar ligada diretamente à metástase. No entanto, Ernst Lengyel, oncologista da Universidade de Chicago, disse à revista Nature que ainda é muito cedo para dizer que é preciso evitar alimentos gordurosos, ainda mais porque pessoas com câncer geralmente precisam de uma dieta de alta energia.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. gordura pode incentivar a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.