Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governadora do Novo México suspende armas em parques e playgrounds

Placeholder - loading - Governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham 03/11/2022 REUTERS/Kevin Lamarque
Governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham 03/11/2022 REUTERS/Kevin Lamarque

Publicada em  

Por Andrew Hay

(Reuters) - A governadora do Estado norte-americano do Novo México restringiu nesta sexta-feira a suspensão geral, fortemente criticada, ao direito de porte de armas na maior área metropolitana do Estado, para uma suspensão que abrange apenas parques e playgrounds na cidade de Albuquerque e em condados vizinhos.

Michelle Lujan Grisham justificou tanto sua suspensão inicial, barrada por um juiz federal após ativistas pelos direitos das armas a contestarem, quanto o novo decreto desta sexta-feira como respostas de saúde pública à violência armada em Albuquerque, que incluiu o assassinato na semana passada de um menino de 11 anos em um aparente incidente de violência no trânsito.

O movimento incomum da governadora puxou o Novo México para um debate nacional sobre direitos de armas e segurança pública.

“Vou continuar a pressionar para garantir que todos nós utilizemos todos os recursos disponíveis para pôr fim a essa emergência de saúde pública com a urgência que ela merece”, disse Lujan Grisham em comunicado.

Na quarta-feira, um juiz federal restringiu temporariamente as disposições sobre armas de fogo do decreto inicial de saúde de Lujan Grisham, enquanto espera novas ações legais. Os defensores nacionais dos direitos de armas argumentaram, e o juiz concordou, que a suspensão de 30 dias do direito de porte de armas em todas as áreas de Albuquerque e do condado de Bernalillo era inconstitucional.

Os líderes democratas de ambas as câmaras legislativas do Novo México apoiaram o novo decreto de saúde da colega democrata Lujan Grisham. A proibição anterior encontrou resistência entre os próprios democratas, incluindo do procurador-geral do Estado e o xerife do condado de Bernalillo.

“Não permitiremos que a política atual, ou qualquer outra coisa, nos distraia do trabalho conjunto – líderes municipais, distritais e estaduais e autoridades policiais – para avançar com soluções reais que tornem nossas comunidades mais seguras”, disse o presidente da Câmara, Javier Martinez, em uma declaração conjunta com Lujan Grisham.

(Reportagem de Andrew Hay)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governadora do novo mexico …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.