Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governadores apelam a Maia e Alcolumbre para retomada de conversas sobre vacinação da Covid-19

Placeholder - loading - Médico voluntário recebe dose da CoronaVac em Hospital de Porto Alegre 08/08/2020 REUTERS/Diego Vara
Médico voluntário recebe dose da CoronaVac em Hospital de Porto Alegre 08/08/2020 REUTERS/Diego Vara

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Depois da decisão do presidente Jair Bolsonaro de suspender o acordo entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan para compra de doses da vacina CoronaVac, os governadores decidiram apelar aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pela retomada das discussões sobre um plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

Em uma carta dirigida aos parlamentares, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) --coordenador do tema vacinas no Fórum dos Governadores-- pede uma reunião para tratar do plano, aprovado em reunião com o Ministério da Saúde, no último dia 20, mas depois interrompido com a decisão de Bolsonaro de proibir a aquisição, pelo governo federal, de 46 milhões de doses da vacina chinesa que seriam preparadas pelo Butantan.

'O objetivo é tratar, com prioridade, sobre o Plano Nacional de Vacinação, pensando nos interesses maiores da saúde do povo brasileiro e o caminho seguro para retomada da economia, da proteção social e, especialmente, a geração de empregos', diz a carta assinada por Dias.

O texto não faz menção a uma vacina específica em nenhum momento. A intenção dos governadores é garantir que, em se tendo a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de um imunizante, independentemente de qual seja, o governo federal garanta acesso a todos os Estados.

O presidente da Câmara, em entrevista nesta terça, afirmou que o Executivo e o Legislativo deveriam trabalhar juntos nessa questão para não terminar por deixar que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha que tomar uma decisão.

Já foram apresentadas ações ao STF pedindo que a Corte decida sobre a obrigatoriedade da vacina e também a respeito da obrigação do governo federal disponibilizar todas aquelas vacinas que forem aprovadas pela Anvisa.

'Acho que o Poder Executivo e o Poder Legislativo precisam encontrar um caminho, nós não devemos deixar um espaço aberto, esse vácuo para que mais uma vez o Supremo decida e que tanto Executivo quanto Legislativo fiquem reclamando de ativismo do Poder Judiciário' afirmou Maia. Até já conversei com o presidente, nos últimos dias, é que nós deveríamos sentar e dar solução para esses problemas.'

Na segunda-feira, em conversa com apoiadores, Bolsonaro reclamou da possibilidade de o Judiciário decidir sobre a obrigatoriedade da vacina. 'Eu entendo que isso não é questão de justiça é questão de saúde. Não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar vacina, isso não existe', disse.

(Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governadores apelam a maia e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.