Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo da Venezuela e oposição iniciam diálogo no México

Placeholder - loading - Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro 08/08/2021 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro 08/08/2021 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Representantes do governo venezuelano e da oposição iniciaram uma rodada de negociações na Cidade do México, nesta sexta-feira, com o objetivo de superar a grave crise no país.

Ao contrário de tentativas anteriores que fracassaram, as negociações, que vão até domingo, contam com a participação de um grande grupo de fiadores. A Noruega atuará como facilitadora, a Holanda e a Rússia serão acompanhantes e uma dezena de outros países, como Bolívia e Turquia, fazem parte de um 'grupo de amigos'.

“Estamos certos de que sob os auspícios da paz construiremos um acordo para venezuelanas e venezuelanos, para a convivência pacífica... para olhar, como todos devemos olhar, para o futuro”, disse o presidente do Parlamento venezuelano e enviado do presidente Nicolás Maduro, Jorge Rodríguez, antes do início das conversações.

Para avançar em um eventual acordo, o governo de Maduro exige a suspensão das sanções impostas por Estados Unidos e Europa a autoridades e instituições de seu país, apontando-as como responsáveis ??pela crise econômica que assola a nação petroleira.

Por sua vez, a coligação opositora pede o ingresso de ajuda humanitária, incluindo vacinas contra Covid-19, a libertação de dezenas de apoiadores que considera 'presos políticos' e garantias de participação nas eleições regionais de novembro, depois de ter se retirado das eleições parlamentares no final do ano passado.

A crise venezuelana assola a região, gerando um êxodo em massa que a Organização dos Estados Americanos (OEA) estimou recentemente que chegará a sete milhões de pessoas em 2022, acima de países em guerra como a Síria.

(Reportagem de Diego Oré e Sharay Angulo na Cidade do México; Reportagem adicional de Deisy Buitrago em Caracas e Matt Spetalnick em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo da venezuela e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.