Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo faz campanha no Brasil e no exterior para defender soberania na Amazônia

Placeholder - loading - Vista aérea da Amazônia perto de Altamira, no Pará 28/08/2019 REUTERS/Nacho Doce
Vista aérea da Amazônia perto de Altamira, no Pará 28/08/2019 REUTERS/Nacho Doce

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal põe no ar nesta quinta-feira uma campanha publicitária internacional para se defender das críticas geradas pelo aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, reforçando o tom de 'soberania nacional' na região.

Com um investimento de 3 milhões de reais, o material --um vídeo e uma peça para jornais e revistas-- será veiculado nas quatro principais emissoras de TV aberta no país, com exceção da Globo, e nos três canais a cabo de notícias.

O maior investimento, no entanto, será feito no exterior, em três redes de tevê americanas, incluindo a CNN, e 10 jornais, inclusive o francês Le Monde, o norte-americano New York Times e o inglês The Guardian.

'O governo federal reafirma de forma soberana suas ações de proteção, desenvolvimento sustentável e conservação da Amazônia', diz o texto inicial do vídeo de 30 segundos, na campanha, batizada de Amazônia pelo Brasil.

O texto diz ainda que o governo brasileiro está tomando medidas para conter o desmatamento e práticas ilegais na região para preservar o meio ambiente e destaca que 84% da Amazônia e 60% do território brasileiro mantém sua cobertura original --um dado que é sempre usado pelo presidente Jair Bolsonaro para criticar o que chama de 'amarras' que impedem o desenvolvimento do país.

A campanha ainda destaca a matriz energética brasileira como uma das mais limpas do mundo e a lei ambiental brasileira e um código florestal que 'serve de exemplo' para outros países.

O governo federal, no entanto, negocia com o Congresso o apoio a um projeto de lei que altera parte do código florestal, liberando proprietários rurais de recuperar parte de áreas de preservação permanente ou reservas legais de suas propriedades desmatadas e permitindo o acesso a crédito mesmo sem essa recuperação. O projeto, apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), recupera parte de uma medida provisória que incluía outras alterações e perdeu a validade.

A campanha de mídia vem na esteira de outras tentativas do governo de reparar o estrago na imagem brasileira causada pelas informações de aumento de desmatamento e de queimadas na Amazônia, que ecoaram principalmente no exterior. Como mostrou a Reuters, o governo fez uma ofensiva diplomática, fornecendo dados e números para que diplomatas brasileiros defendessem o país no exterior.

O aumento no desmatamento, registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nos meses de junho e julho, e as queimadas, que tiveram um salto este ano, colocaram o país na mira internacional. Para além das críticas generalizadas, empresas começaram a suspender ou analisar a suspensão de compra de produtos brasileiros.

A situação preocupou o agronegócio nacional, que teme a perda dos mercados internacionais. A própria Frente Parlamentar da Agropecuária, apoiadora de Bolsonaro, cobrou do governo uma ação mais enfática.

(Edição de Eduardo Simões)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo faz campanha no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.