Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo fecha acordo com Senado e editará novos decretos sobre saneamento revogando mudanças de Lula

Placeholder - loading - Ministro Alexandre Padilha  20/04/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro Alexandre Padilha 20/04/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O governo fechou um inédito acordo com o Senado e anunciou que vai revogar dois decretos editados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que alteraram pontos da regulamentação do novo marco do saneamento e prometeu que vai editar uma nova norma para adequar às mudanças feitas nessa reforma no setor ainda no governo Bolsonaro, afirmaram representantes governistas nesta terça-feira.

Com isso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou em plenário nesta tarde a retirada de pauta de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que já tinha sido aprovado pela Câmara e que sustaria a regulamentação inicial feita por Lula para o saneamento.

A crítica dos parlamentares é que, além de legislar sobre uma matéria via decreto em vez de ter enviado um projeto de lei, o decreto de Lula vai na sinalização oposta ao aprovado pelo Congresso com o novo marco do saneamento, que buscava assegurar uma maior participação da iniciativa privada em investimentos no setor para ampliar a oferta desse tipo de serviço.

Senadores ameaçavam na véspera derrotar o governo nesta terça.

O anúncio inicial do acerto foi feito pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após se encontrar com Pacheco e líderes partidários após reunião no início da tarde na residência oficial do Senado.

'Vamos trabalhar para que o novo decreto saia esta semana, se restringido aqueles pontos de regulamentação por decreto', disse Padilha, acrescentando que deputados também têm participado dessas tratativas.

Na abertura da sessão do plenário, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (BA), reforçou o acordo firmado e que até quinta o novo decreto será publicado.

'O governo decidiu revogar os dois decretos 465 e 466, publicar dois novos decretos, retirando dos decretos todo texto considerado ofensivo', ressaltou.

Logo em seguida, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), avalizou o acerto. Ele foi ministro do Desenvolvimento Regional de Bolsonaro e cuidou diretamente da aprovação do novo marco pelo Congresso na gestão passada.

'Da nossa parte estamos absolutamente confortáveis para que o que líder (Jaques Wagner) colocou possa ser efetivado, governo revogar decretos apresentados e apresentar novos decretos', disse.

Pacheco, então, anunciou a retirada de pauta do PDL.

Segundo uma fonte da Casa Civil, os novos decretos estão em fase de ajuste final na Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo fecha acordo com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.