Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Grupo Kata’ib Hezbollah, do Iraque, suspende ataques contra forças dos EUA

Placeholder - loading - Rapaz anda de bicicleta carregando bandeira do Kata'ib Hezbollah 01/09/2014 REUTERS/Youssef Boudlal
Rapaz anda de bicicleta carregando bandeira do Kata'ib Hezbollah 01/09/2014 REUTERS/Youssef Boudlal

Publicada em  

Por Timour Azhari

BAGDÁ (Reuters) - O grupo armado iraquiano e alinhado ao Irã, Kata’Ib Hezbollah, anunciou nesta terça-feira a suspensão de todas as operações militares contra tropas dos EUA na região, em decisão que busca evitar o “constrangimento” do governo iraquiano, disse o grupo.

“Embora estejamos anunciando a suspensão de operações militares e de segurança contra forças de ocupação -- para evitar constrangimentos ao governo iraquiano --, continuaremos defendendo nosso povo em Gaza de outras maneiras”, disse o secretário-geral do Kata’ib Hezbollah, Abu Hussein al-Hamidawi, em comunicado publicado pelo grupo no Telegram.

Três soldados norte-americanos foram mortos em um ataque com drones perto da fronteira entre Jordânia e Síria no domingo. O Pentágono afirmou que o ataque possui as “pegadas” do Kata’ib Hezbollah, embora uma avaliação final ainda não tenha sido feita.

Um porta-voz do Pentágono se recusou a comentar o comunicado do grupo, acrescentando: “Ações valem mais do que palavras”.

Os EUA prometeram responder ao ataque.

Grupos alinhados ao Irã estão realizando ataques contra alvos israelenses e norte-americanos a partir do Líbano, do Iêmen, do Iraque e da Síria desde que seus aliados palestinos do Hamas e Israel entraram em guerra em 7 de outubro.

O Kata’ib Hezbollah é a facção mais poderosa da Resistência Islâmica no Iraque, um grupo guarda-chuva de fações armadas xiita linha dura que reivindicou mais de 150 ataques contra forças dos EUA no Iraque e na Síria desde que a guerra em Gaza começou.

(Reportagem de Timour Azhari)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. grupo kataib hezbollah do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.