Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Guedes diz que ficará surpreso se Congresso mexer muito na proposta da reforma da Previdência

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Guedes diz que ficará surpreso se Congresso mexer muito na proposta da reforma da Previdência"

Publicada em  

(Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que ficará surpreso se deputados e senadores fizerem grandes alterações na proposta de reforma da Previdência entregue ao Congresso nesta quarta-feira.

'Vai ser uma surpresa muito grande para mim se mexerem muito nesse projeto', disse Guedes em entrevista à TV Brasil, ressaltando que tem visto pouca resistência à reforma na classe política 'esclarecida'.

O ministro defendeu o que o governo vem chamando de Nova Previdência como uma forma de escapar da armadilha do atual regime previdenciário, que está, segundo ele, obsoleto, comparando-o a um avião condenado a cair.

Para Guedes, o atual regime enfrenta três problemas graves. O primeiro deles é uma bomba etária, já que cada vez mais o Brasil terá menos jovens, que são os que financiam o sistema hoje, e mais idosos, que usam esses recursos.

Além disso, o alto desemprego reduz os número de trabalhadores que contribuem para a Previdência e os recursos gerados agora são gastos imediatamente, não são levados ao futuro, ao contrário do sistema de capitalização que será introduzido à frente. [nE6N1ZV011]

O texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência, entregue nesta quarta-feira ao Congresso reiterou as idades mínimas já divulgadas na semana passada, de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Para os trabalhadores da iniciativa privada, o tempo mínimo de contribuição será de 20 anos e para os servidores de 25 anos.

A proposta prevê forte endurecimento na concessão de benefícios assistenciais e aumento na alíquota de contribuição previdenciária dependendo das faixas salariais. Guedes ressaltou na entrevista, que para 75 por cento do trabalhadores, haverá redução nos encargos. [nL1N20F0L9][nL1N20F1UJ]

Para Guedes, quanto antes a reforma for aprovada, mais rapidamente as contas públicas serão equilibradas e estarão dadas as condições para o crescimento da economia e geração de emprego.

'Quanto mais rápido aprovarmos, mais rapidamente desaparecem as nuvens negras do horizonte fiscal brasileiro', defendeu Guedes.

(Por Alexandre Caverni)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. guedes diz que ficara …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.