Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Guedes defende privatizações e diz que Correios e Petrobras podem se tornar irrelevantes

Placeholder - loading - Ministro da Economia, Paulo Guedes 25/10/2021 REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Economia, Paulo Guedes 25/10/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) -O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira que o governo precisa avançar em sua agenda de privatização sob o risco de perder apoio, já que foi eleito com essa plataforma, pontuando que os Correios têm o risco de virar uma empresa irrelevante em dois, três anos, bem como a Petrobras.

Sobre os Correios, o ministro afirmou que grandes varejistas já estão, neste momento, investindo em seus próprios negócios de logística. Já a respeito da Petrobras, ele ressaltou que o mundo inteiro está indo em direção à economia verde.

'O Correios vai ter que virar uma empresa de logística, e pior (do que concorrentes). Vende rápido porque tem o risco de daqui a dois três anos estar irrelevante. Ou vende ou perde valor... Isso se aplica à Petrobras também', afirmou.

Discursando em cerimônia de certificação de um indicador de governança de estatais federais, Guedes frisou ser preciso aperfeiçoar a gestão das empresas públicas, mas sem perder de vista a missão de 'encaminhá-las para o mercado'.

Ele argumentou que a estatal que era mais bem avaliada em governança foi 'assaltada'. 'Se a Petrobras foi assaltada, por que não serão as outras?', questionou, ao reforçar a necessidade de privatizar e transformar o Estado.

Segundo o ministro, o país não está conseguindo tirar petróleo do chão na velocidade necessária para erradicar a miséria.

'A Petrobras está sob risco, daqui a dez, 15, 20 anos o mundo vai fazer a transição para fora do petróleo, vai embora para o carro elétrico, e esse tipo de coisa vai desaparecer', afirmou Guedes, destacando que 'até os Emirados (Árabes) fizeram melhor' em transformar suas reservas de petróleo em riqueza.

O ministro também pontuou que não faz sentido o BNDES carregar uma carteira de ativos e que esses recursos seriam mais bem empregados em investimentos públicos como ferrovias e rodovias.

De acordo com Guedes, durante a próxima campanha à Presidência o governo irá trabalhar nesses temas, 'como erradicar a pobreza, como reduzir o endividamento e baixar as taxas de juros no Brasil, como transformar o capital público'.

(Edição de Isabel Versiani e José de Castro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. guedes reforca necessidade de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.