Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Guerra comercial e ataque saudita são riscos ao crescimento global, diz diretor-geral da OMC

Placeholder - loading - Roberto Azevêdo participa de entrevista no México 4/4/2019 REUTERS/Luis Cortes
Roberto Azevêdo participa de entrevista no México 4/4/2019 REUTERS/Luis Cortes

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, afirmou nesta terça-feira que os ataques a instalações de petróleo na Arábia Saudita integram o quadro de riscos geopolíticos que podem afetar a taxa de expansão da economia mundial.

Esses riscos, segundo Azevêdo, se somam ao imposto pela guerra comercial, cuja escalada, segundo ele, pode ter um efeito acentuado sobre o crescimento, tanto por vias diretas quanto por vias indiretas, ao alimentar as incertezas.

Azevêdo, que se reuniu com o chanceler Ernesto Araújo, afirmou que declarações recentes dos Estados Unidos e da China levam a uma expectativa 'um pouco melhor', mas ele frisou que as conversas são 'muito complexas, muito delicadas, muito sensíveis'.

'Os interesses econômicos envolvidos são enormes', afirmou o diretor-geral da OMC a jornalistas ao deixar o Itamaraty, em Brasília. 'À medida que o sistema multilateral possa ajudar, desanuviar as tensões, nós estamos prontos a tentar.'

Em relação ao ataque à Arábia Saudita, Azevêdo disse que o impacto sobre a atividade global vai depender da severidade da ação.

“A própria vulnerabilidade do sistema de refino e de distribuição do petróleo naquela região gera também incertezas e um custo que termina se traduzindo economicamente”, afirmou a jornalistas.

AMAZÔNIA

Questionado por jornalistas sobre as queimadas na Amazônia, Azevêdo afirmou que podem ter impacto comercial e econômico, sobretudo pela desinformação internacional a respeito do tema, e citou notícias de realocação de cadeias de suprimento.

'Claramente não é do interesse nem do governo nem da população brasileira de maneira geral a destruição de recursos naturais da Amazônia', disse. 'Acho que essa mensagem que está sendo dada com mais clareza, com o passar do tempo, e com mais informação, esses riscos de um impacto econômico, comercial, podem diminuir.'

(Por Gabriel Ponte)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. guerra comercial e ataque …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.