Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Há 23 anos, o Jamiroquai chegava ao #1 da parada britânica com Synkronized

O disco chegou com 10 faixas e logo se tornou um fenômeno no país

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Jamiroquai em fundo laranja para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Jamiroquai em fundo laranja para photoshoot.

Publicada em  

Em 1999, um ano antecedente a virarmos o milênio, o artista Jamiroquai lançava o álbum “Synkronized” que estreou magníficamente bem. A coletânea ganhou uma visibilidade gigantesca e em pouco tempo se tornou um dos maiores sucessos de “Synkronized “.

Imagem de conteúdo da notícia "Há 23 anos, o Jamiroquai chegava ao #1 da parada britânica com Synkronized" #1
Toque para aumentar

O artista é natural de Londres, no período da onda do chamado Acid Jazz, estilo surgido no começo da década de 90 e que revelou bandas como “The Brand New Heavies” e “Incognito”, o Jamiroquai é o principal nome dessa vertente musical tipicamente britânica que mistura o balanço do funk e do soul da década de 70 com a sofisticação e a musicalidade do jazz.

Fruto do trabalho do líder, vocalista, compositor e letrista Jason Kay, a banda foi batizada antes mesmo de existir como grupo musical. Jay Kay, como também é conhecido, que já compunha algumas canções, batizou seu projeto musical com uma fusão do nome de uma tribo indí­gena norte-americana - os Iroquai - com a palavra Jam - que em inglês é uma espécie de ensaio musical - fazendo também um trocadilho com as iniciais de seu próprio nome. Só então passou a procurar músicos para acompanhá-lo em seus shows e gravações.

Leia: Artista Da Semana: Culture Club É O Destaque Da Programação Na Antena 1

Tendo como sua principal influência o som de Stevie Wonder, as primeiras composições de Jason traziam melodias agradáveis e dançantes. As letras particularmente apresentavam um engajamento social e ecológico bastante forte.

O primeiro single do grupo, "˜When You Gonna Learn"™ lançado numa época em que a consciência ambiental era a efervescência do momento, falava sobre o descaso da humanidade com o meio ambiente e com o planeta. A música foi lançada no mesmo ano da realização da Eco 92, reunião entre diversos países acerca da necessidade de uma agenda ambiental global.

A respeito do álbum, "Synkronized'' foi o quarto disco do grupo, lançado no início de junho em companhia da “Work Group” nos Estados Unidos e da “S2 Records” no Reino Unido. Dentro dele estavam inclusos diversos ritmos com os elementos mais diversos para sua produção, como funk, acid jazz e disco.

Imagem de conteúdo da notícia "Há 23 anos, o Jamiroquai chegava ao #1 da parada britânica com Synkronized" #2
Toque para aumentar

Confira: Playlist Antena 1: As 10 Melhores Músicas Do City And Colour

Na verdade, as primeiras tentativas de gravação do álbum aconteceram no estúdio da casa de Jay em 88. Ali, eles produziram cerca de 9 faixas muito produtivas, mas algo aconteceu. O baixista da banda, Stuart Zender, saiu no meio da gravação no final daquele ano. Jay Kay de mãos atadas contratou um substituto, Nick Fyffe. Depois disso, a energia já não era a mesma e Kay decidiu descartar todas as faixas e recomeçar o álbum.

Tracklist do álbum:

1.Canned Heat

2.Planet Home

3.Black Capricorn Day

4.Soul Education

5.Falling

6.Destitute Illusions

7.Supersonic

8.Butterfly

9.Where Do We Go from Here?

10.King for a Day

Imagem de conteúdo da notícia "Há 23 anos, o Jamiroquai chegava ao #1 da parada britânica com Synkronized" #3
Toque para aumentar

Veja também:

Playlist Antena 1: especial Inverno

Aurora lança o clipe de “Storm (English Version)”

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ha 23 anos o jamiroquai …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.