Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Há 27 anos, Alanis Morissette lançava “Jagged Little Pill”

Relembre os hits de um dos discos de maior sucesso da artista canadense e seu desempenho comercial

Placeholder - loading - Foto/Divulgação: Alanis Morissette em apresentação de show.
Foto/Divulgação: Alanis Morissette em apresentação de show.

Publicada em  

Em 13 de junho de 1995, a cantora, compositora e atriz canadense Alanis Morissette lançava o seu terceiro álbum de estúdio, sendo o primeiro a ser lançado mundialmente, intitulado “Jagged Little Pill".

Imagem de conteúdo da notícia "Há 27 anos, Alanis Morissette lançava “Jagged Little Pill”" #1
Toque para aumentar


Relembre a Tracklist:

  1. "All I Really Want"
  2. "You Oughta Know"
  3. "Perfect"
  4. "Hand in My Pocket"
  5. "Right Through You"
  6. "Forgiven"
  7. "You Learn"
  8. "Head over Feet"
  9. "Mary Jane"
  10. "Ironic"
  11. "Not the Doctor"
  12. "Wake Up"
  13. "You Oughta Know" (Jimmy the Saint Blend) / "Your House (a cappella)" (Hidden track)

A própria artista co-escreveu o álbum em colaboração com Glen Ballard, letrista e produtor musical norte-americano renomado, que também produziu o disco. O processo de gravação de demos começou um ano antes, em 1994, no estúdio caseiro de Ballard, onde Alanis ia gravando as músicas conforme elas estavam sendo escritas. A dupla procurou escrever e gravar uma música por dia, em turnos de doze ou dezesseis horas.

Cerca de 33 milhões de exemplares foram vendidos, marcando um ponto de partida como uma nova era para Alanis, além de liderar as paradas musicais de mais de 10 países ao redor do mundo.

O disco também é considerado um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos do mundo da música, fazendo Morissette a primeira artista canadense a conseguir vendas duplas de diamantes.

“Jagged Little Pill” ficou ao longo de 12 semanas não consecutivas no topo da parada norte-americana Billboard 200, sendo um dos três álbuns - assim como Thriller de Michael Jackson e Falling into You de Celine Dion - a ficar no top 10 por quase 70 semanas.

Imagem de conteúdo da notícia "Há 27 anos, Alanis Morissette lançava “Jagged Little Pill”" #2
Toque para aumentar

Até o ano de 2000, Jagged Little Pill vendeu 28 milhões de cópias, 30 milhões em Janeiro de 2005, 33 milhões em 2009 e 35 milhões até 2014. É, até hoje, o terceiro álbum mais vendido nos Estados Unidos desde o início das medições de vendagens feitas pela atual SoundScan em 1991, com aproximadamente 16 mil cópias comercializadas.

E como o esperado, em menos de um ano depois do lançamento, o álbum recebeu diversas indicações de estatuetas da renomada premiação Grammy Awards, ganhando: "Melhor Performance Rock Vocal Feminina", "Melhor Canção Rock", "Melhor Álbum de Rock" e "Álbum do Ano" (ela perdeu "Melhor Artista Revelação" e "Canção do Ano"). Isso fez com que Alanis, que na época tinha seus 21 anos de idade, se tornasse na época a artista mais jovem a ganhar uma honraria até aquele momento.

Além disso, a obra rendeu a Alanis diversos outros reconhecimentos, como fazer parte dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame; ser considerado um dos 10 melhores álbuns da década de 90, e o melhor álbum de Rock Alternativo por uma mulher lançado no século passado.

E não para por aí! “Jagged Little Pill" foi considerado o álbum internacional mais vendido no Brasil na década de 90, acumulando aproximadamente 550 mil cópias. Isso levou a um grande reconhecimento na carreira da artista, fazendo com ela fosse considerada uma das mulheres mais influentes da música.

A revista norte-americana Rolling Stone classificou o disco na 69ª colocação em sua lista de 2020 dos “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos”.

No final do seu ano de lançamento, em 1995, Morissette iniciou sua gigantesca turnê mundial para promover o álbum, cantando inicialmente em pequenos clubes e finalizando em grandes espaços. Após 2 anos, em 1997, Alanis foi indicada em mais duas categorias no Grammy ("Gravação do Ano" e "Melhor Videoclipe de Curta Forma", pela canção "Ironic"). O clipe, com shows da turnê, ganhou o Grammy de 1998 na categoria "Melhor Videoclipe em Longa Forma".

Em junho de 2005, no décimo aniversário do álbum, Morissette lançou uma versão acústica do álbum, chamada “Jagged Little Pill Acoustic”.



Além disso, o álbum foi relançado mais duas vezes: em 30 de outubro de 2015 (edição deluxe de 2 discos e uma edição de colecionador de 4 discos comemorando seu 20º aniversário) e em 26 de junho de 2020 (uma edição deluxe de 25 anos).

Relembre:




Uma produção de palco musical baseada no álbum estreou no American Repertory Theatre em Cambridge em 5 de maio de 2018, não demorou muito para fazer um grande sucesso e assim no ano seguinte foi transferido para a Broadway, sendo posteriormente indicado a 15 Tony Awards, incluindo Melhor Musical.

Uma turnê mundial comemorando o 25º aniversário de Jagged Little Pill começou no início de 2020, mas foi adiada devido à pandemia de COVID-19.

E agora, que tal relembrar alguns dos hits que compõem o álbum “Jagged Little Pill”:

“Hand in my pocket”

Também parte de seu terceiro álbum de estúdio, a canção fez muito sucesso nas rádios dos Estados Unidos e chegou a ficar entre as 5 melhores no top 40 mainstream no Reino Unido.Além disso, no Canadá conseguiu ocupar a primeira posição nas paradas!



"You Learn"

A música, composta por Alanis e Glen Ballard, fala sobre a importância de aprender com as situações da vida e como elas podem se fortalecer no futuro.

O single foi o terceiro do álbum a ficar no topo das paradas canadenses e foi um sucesso ao redor do mundo, além de ter sido muito bem recebido pela crítica também.



"Head over Feet"

E como a artista não se cansa de sucessos, a quinta faixa de Jagged Little Pill foi um hit tremendo! Com uma melodia mais delicada, a música conta sobre melhores amigos que se apaixonam e passam a ser amantes. A canção, que ocupou a primeira posição no top 40 da Billboard, desperta nossa nostalgia com suas notas leves e suaves.



"Ironic"

Uma faixa emblemática na carreira da cantora, “Ironic” recebeu diversos prêmios, como o Juno Awards, duas indicações ao Grammy e dois MTV Video Music Awards. Compõe um de seus discos mais famosos, o aclamado “Jagged Little Pill” e é simplesmente impossível de ouvir sem cantar junto com muita emoção. Uma letra marcante e absolutamente nostálgica!



"You Oughta Know"

Essa com certeza você conhece! Se não for pela Alanis, de certo ouviu em alguma trilha sonora de filme ou até mesmo os covers feitos por Britney Spears e Beyoncé. O single foi um grande sucesso na época, chegando ao topo da parada Modern Rock Tracks da revista Billboard nos EUA e alcançando o número quatro na Austrália e o número vinte e dois no Reino Unido.



Veja também:

Playlist Antena 1: As 10 Melhores Músicas De Barry White

Playlist Antena 1: Especial Dia Dos Namorados

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ha 27 anos alanis morissette …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.