Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Habilidades de matemática e leitura estão em declínio entre adolescentes, aponta pesquisa da OCDE

Placeholder - loading - Sala de aula na França  4/9/2023   REUTERS/Stephane Mahe
Sala de aula na França 4/9/2023 REUTERS/Stephane Mahe

Publicada em  

Por Leigh Thomas

PARIS (Reuters) - As habilidades de matemática e leitura dos adolescentes estão em um declínio sem precedentes em dezenas de países e o fechamento de escolas devido à Covid-19 é apenas parcialmente culpado, disse a OCDE nesta terça-feira em sua mais recente pesquisa sobre os padrões globais de aprendizagem.

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, sediada em Paris, disse que observou algumas das maiores quedas no desempenho desde 2000, quando iniciou seus testes trienais de habilidades de leitura, matemática e ciências para jovens de 15 anos.

Cerca de 700.000 jovens fizeram o teste de duas horas no ano passado nos 38 países membros da OCDE, e 44 não membros para o último estudo, monitorado de perto pelas autoridades de política monetária como a maior comparação internacional de desempenho educacional.

Em comparação com a última vez em que os testes foram realizados, em 2018, o desempenho em leitura caiu 10 pontos em média nos países da OCDE e 15 pontos em matemática.

Embora mais da metade dos 81 países pesquisados tenham registrado quedas, Alemanha, Islândia, Holanda, Noruega e Polônia tiveram quedas particularmente acentuadas nas pontuações de matemática, informou a OCDE.

Em média, em toda a OCDE, um em cada quatro jovens de 15 anos de idade teve baixo desempenho em matemática, leitura e ciências, o que significa que eles não conseguiram usar algoritmos básicos ou interpretar textos simples, segundo o estudo.

'A Covid provavelmente desempenhou algum papel, mas eu não a superestimaria', disse o diretor de educação da OCDE, Andreas Schleicher, em uma entrevista coletiva.

'Há fatores estruturais subjacentes e é muito mais provável que sejam características permanentes de nossos sistemas educacionais que os autoridades de política monetária devem realmente levar a sério.'

Os países que forneceram apoio extra aos professores durante o fechamento de escolas devido à Covid tiveram melhores resultados e os resultados foram geralmente melhores em locais onde o acesso fácil dos professores para ajuda especial era alto.

Os resultados mais fracos tenderam a ser associados a taxas mais altas de uso de telefones celulares para lazer e onde as escolas relataram falta de professores.

A OCDE disse que o declínio não era inevitável, apontando para Cingapura, onde os alunos obtiveram melhores pontuações em matemática, leitura e ciências, com resultados que sugeriam que eles estavam, em média, três a cinco anos à frente de seus pares da OCDE.

Depois de Cingapura, Macau, Taiwan, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul também tiveram desempenho superior em matemática e ciências, e a Estônia e o Canadá também registraram boas notas.

Em leitura, Irlanda, Japão, Coreia do Sul e Taiwan obtiveram melhores notas, o que foi ainda mais notável na Irlanda e no Japão porque o gasto por aluno não foi maior do que a média da OCDE.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. habilidades de matematica e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.