Hammack vê política monetária mais dura pelo Fed se inflação não diminuir
Hammack vê política monetária mais dura pelo Fed se inflação não diminuir
Reuters
02/06/2026
Por Michael S. Derby
2 Jun (Reuters) - A presidente do Federal Reserve de Cleveland, Beth Hammack, disse nesta terça-feira que o banco central dos Estados Unidos talvez precise agir 'em breve' para combater as pressões inflacionárias que já estão muito altas e apresentam uma tendência preocupante.
'Com base nos dados, estou mais preocupada com os riscos crescentes de uma inflação persistentemente elevada do que com os riscos para o pleno emprego, e também com o fato de que a política monetária pode não ser suficientemente restritiva para reduzir a inflação para 2%', disse Hammack em um discurso preparado para ser apresentado ao City Club de Cleveland.
'Se esperarmos por evidências definitivas de que a inflação alta se incorporou à economia, isso poderá exigir ajustes maiores na política monetária, a um custo maior', disse a autoridade.
Por enquanto, 'é razoável manter os juros estáveis dadas as incertezas em relação às perspectivas econômicas. Mas, se as tendências recentes continuarem, talvez seja apropriado agir em breve', disse ela.
O Comitê Federal de Mercado Aberto do banco central se reunirá nos dias 16 e 17 de junho, em uma reunião na qual as autoridades quase certamente vão deixar inalterada a taxa de juros entre 3,5% e 3,75%. Hammack tem voto no Fomc este ano.
Será a primeira reunião realizada sob a liderança de Kevin Warsh, que assumiu o cargo defendendo corte da taxa de juros, o que poucos acreditam que resista ao ambiente econômico atual, em que as pressões sobre os preços têm aumentado depois de ficarem acima da meta de inflação de 2% do Fed durante anos.
A tendência de alta da inflação se intensificou devido à guerra entre os EUA e Israel contra o Irã, que obstruiu os fluxos globais de energia. Isso fez com que a inflação acelerasse de níveis já elevados, e muitos membros do Fed começaram a especular sobre a possível necessidade de aumentar a taxa de juros em algum momento se o alívio da inflação não chegar logo.
(Reportagem de Michael S. Derby)
Reuters

