Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Hidroxicloroquina não ajuda em casos leves de Covid-19, reforça novo estudo

    A pesquisa randomizada com 491 voluntários mostrou que não houve diferença “estatisticamente significativa” entre os que receberam o medicamento e o grupo controle.

    Placeholder - loading - news single img
    Istock/Divulgação

    Publicada em  

    Em estudo publicado ontem (16), cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostram que o uso da hidroxicloroquina não apresenta benefícios significativos para pacientes com quadro leves do novo coronavírus. A pesquisa com uma amostra de 491 voluntários foi publicada pela revista médica acadêmica “Annals of Internal Medicine”.

    Veja também: Cientistas detectam dois anticorpos capazes de combater a Covid-19

    Os voluntários – todos com sintomas gripais e não hospitalizados – foram escolhidos de forma aleatória, com variáveis controladas. Conhecido como “estudo randômico”, esse método é considerado o mais adequado para mostrar relações de causa e efeito no meio científico. 

    Metade dos pacientes receberam o medicamento durante cinco dias, enquanto os outros tomaram placebo no mesmo período – este último grupo permite o efeito comparativo nas pesquisas desse gênero, já que uma fórmula sem efeito farmacológico é administrada aos membros dele.

    Depois de duas semanas, os resultados mostraram que a diferença entre os dois grupos não foi “estatisticamente significativa”: 24% dos participantes que tomaram hidroxicloroquina continuaram sintomáticos por quatorze dias; e 30% do grupo controle também seguiu com sintomas da doença pelo mesmo período. Além disso, a taxa de mortalidade foi a mesma entre os dois: 0,4%.

    "A hidroxicloroquina não reduziu substancialmente a gravidade ou prevalência dos sintomas ao longo do tempo em pessoas não hospitalizadas com Covid-19 em fase inicial", concluíram os pesquisadores.

    Ainda segundo editorial publicado nesta quinta-feira por Neil Schluger, médico do New York Medical College, o estudo “fornece indícios fortes de que a hidroxicloroquina não oferece nenhum benefício para pacientes com uma doença branda”. 

    1. Home
    2. noticias
    3. hidroxicloroquina nao ajuda …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.