Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Hindus e muçulmanos se enfrentam em Haryana, na Índia, conforme turbulência se espalha

Placeholder - loading - Família em motocicleta em via deserta durante toque de recolher imposto por autoridades após confrontos entre hindus e muçulmanos no distrito de Nuh, no Estado de Haryana, Índia 01/08/2023 REUTERS/Adn
Família em motocicleta em via deserta durante toque de recolher imposto por autoridades após confrontos entre hindus e muçulmanos no distrito de Nuh, no Estado de Haryana, Índia 01/08/2023 REUTERS/Adn

Publicada em  

Por Sakshi Dayal

NOVA DÉLHI (Reuters) - Hindus e muçulmanos se enfrentaram no Estado indiano de Haryana uma semana após o início da violência durante uma procissão hindu em um bairro muçulmano, com uma tumba e vários veículos incendiados e lojas saqueadas, disse a polícia nesta segunda-feira.

Pelo menos sete pessoas morreram nos confrontos, incluindo o clérigo de uma mesquita incendiada na semana passada no distrito de Gurugram.

A violência tem se espalhando e continuava nesta segunda-feira, quando várias pessoas atearam fogo a uma tumba muçulmana, disseram policiais. Ninguém ficou ferido, acrescentaram.

'Houve três incidentes de vandalismo em lojas no distrito. Seis pessoas foram presas', disse Mayank Mishra, superintendente adjunto da polícia no distrito de Panipat, a 200 km de onde a turbulência começou na semana passada.

A tensão entre os integrantes da comunidade hindu, majoritária na Índia, e a minoria muçulmana tem emergido periodicamente em violência mortal por gerações.

A atual turbulência ocorre num momento em que alguns membros da comunidade muçulmana dizem que são tratados injustamente pelo governo do Partido Bharatiya Janata, liderado pelo primeiro-ministro, Narendra Modi. O governo rejeita as acusações.

Apesar dos últimos problemas, um magistrado de Gurugram suspendeu as ordens restritivas em vigor desde a semana passada, dizendo que 'a normalidade voltou'.

Mas para muitos muçulmanos os confrontos trouxeram medo.

Alguns deixaram as cidades para retornar às suas aldeias ou foram morar com amigos e parentes em outras áreas, segundo a mídia. Alguns muçulmanos em Gurugram dizem que homens vêm às suas comunidades e os ameaçam com violência, a menos que saiam.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. hindus e muculmanos se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.