Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Histórico do PIB indica que piso para crescimento em 2022 é de 0,83%, diz Ministério da Economia

Placeholder - loading - Funcionários trabalham em fábrica de ovos de Páscoa 26/02/2015 REUTERS/Paulo Whitaker
Funcionários trabalham em fábrica de ovos de Páscoa 26/02/2015 REUTERS/Paulo Whitaker

Publicada em  

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - Análise de dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos anos sinaliza que o piso para o crescimento da atividade no Brasil em 2022 é de 0,83%, patamar mais alto que as projeções do mercado, aponta levantamento da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, que estima um teto de 1,70% no cenário mais otimista.

A avaliação considerou a projeção para o PIB no primeiro trimestre deste ano em três cenários distintos, além das médias históricas para os três últimos trimestres.

“Usando as projeções de mercado para o primeiro trimestre e voltando para a média histórica recente, o crescimento para este ano parece estar limitado, no pior cenário, em torno de 0,8%”, disse à Reuters o subsecretário de Política Macroeconômica do Ministério da Economia, Fausto Vieira.

A última pesquisa Focus, que capta expectativas do mercado para indicadores econômicos, estimou a alta do PIB de 2022 em 0,5%. A estimativa oficial do governo é de 1,5%. O Banco Central, por sua vez, manteve sua estimativa de alta de 1% do PIB neste ano.

Vieira explicou que a conta partiu das estimativas para o PIB do primeiro trimestre em três cenários. O primeiro considera a mediana prevista pelo mercado na pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central esta semana, que aponta para uma alta de 0,2% do PIB nos três primeiros meses do ano. O segundo, com mediana de 0,4%, foi captado em consulta a 26 bancos e casas de investimentos. O terceiro considera o crescimento médio do primeiro trimestre após 2016, de 0,5%.

Em seguida, foi feita uma análise da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estimar o movimento dos três trimestres seguintes.

Em cenário conservador que considera anos sem recessão no país, o Brasil tem um crescimento que varia entre 0,3% e 0,6% para os três trimestres finais do ano.

Considerando essas premissas, a SPE projetou os crescimentos mínimos e máximos em cada cenário.

A conclusão é que o crescimento do PIB de 2022, no cenário que parte das projeções do Focus, fica entre 0,83% e 1,24%. Na hipótese que usa os dados das instituições de maior porte, o resultado fica entre 1,12% e 1,52%. O terceiro cenário, que usa a média desde 2016, se traduz em uma alta entre 1,24% e 1,70% no ano.

Em todos os cenários, portanto, o piso do crescimento fica acima do patamar projetado atualmente pelos agentes de mercado. A estimativa oficial do governo, por sua vez, fica dentro da margem nos dois cenários mais otimistas.

O subsecretário explicou que esse é um exercício hipotético usando dados históricos e que a metodologia usada pela SPE para fazer projeções é diferente.

Segundo ele, parte da explicação para a estimativa oficial ser mais alta é que o governo espera uma elevação de 0,5% no PIB do primeiro trimestre. Além disso, a equipe econômica aposta na retomada do emprego e dos investimentos privados como impulsionadores da atividade.

Nos últimos meses, o ministro da Economia, Paulo Guedes, vem criticando analistas que, segundo ele, erram projeções para a atividade do país e para resultados fiscais. Vieira ponderou que o objetivo do levantamento não é sugerir uma divergência entre governo e mercado.

Análise feita anteriormente pela SPE, porém, mostra que projeções feitas pelo mercado em meses de março estimando o PIB no encerramento do ano corrente ficam próximas ao dado concretizado em apenas 14% dos casos, com os erros se dando tanto para mais como para menos.

Questionado sobre o alto nível de incerteza no atual cenário de conflito na Ucrânia, Vieira disse que há possibilidade de o PIB variar mais do que os cenários do levantamento, mas afirmou que prognósticos indicam efeito relativamente baixo da guerra no PIB brasileiro.

“Nossos modelos de equilíbrio geral mostram que o impacto é marginalmente negativo por causa das restrições em condições financeiras e no crescimento global, mas há impacto positivo em termos de troca”, disse.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. historico do pib indica que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.