Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Homem, acima do peso e idoso: fatores de risco da Covid tornam Trump vulnerável

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca 30/09/2020 REUTERS/Carlos Barria
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca 30/09/2020 REUTERS/Carlos Barria

Publicada em  

Por Kate Kelland e Ludwig Burger

LONDRES/FRANKFURT (Reuters) - O gênero, a idade e o peso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são todos fatores que o tornam mais vulnerável ao desenvolvimento de um caso grave de Covid-19 e implicam em um risco teórico de morte de cerca de 4%, disseram especialistas de saúde nesta sexta-feira.

Mas é difícil avaliar essa probabilidade precisamente, já que fatores como a condição física geral, níveis de atividade, problemas preexistentes e pesquisas médicas recentes podem fazer uma diferença considerável.

Um estudo preliminar do Escritório Nacional de Pesquisa Econômica publicado em julho estimou o risco de pessoas de 70 a 79 anos infectadas, mas de resto saudáveis, morrerem de Covid-19 em 4,6%, independentemente do gênero.

David Spiegelhalter, professor de risco e especialista em estatísticas da Universidade de Cambridge britânica, citou uma calculadora de sobrevivência de Covid-19 que estimou a taxa de mortalidade de um homem branco essencialmente saudável de 74 anos com Covid-19 durante o pico da pandemia no Reino Unido neste ano em entre 3% e 4%.

Agora este risco seria 'presumivelmente algo menor', disse, já que médicos de todo o mundo adquiriram experiência no tratamento da doença.

Michael Head, professor de saúde global da também britânica Universidade de Southampton, disse que 'o perfil do presidente o classificaria como vulnerável. Ele tem 74 anos, e supostamente está acima do peso'.

Informações fornecidas por um médico da Casa Branca em julho colocam Trump na categoria de obeso, o que triplica o risco de necessidade de tratamento hospitalar, de acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) divulgados em agosto.

Mesmo para pessoas de 65 a 74 anos infectadas com coronavírus, mas de resto saudáveis, o risco de mortalidade é 90 vezes maior do que o das pessoas de 18 a 29 anos, segundo dados do CDC.

Julian Tang, especialista em ciências respiratórias da Universidade de Leicester, disse que, tirando idade e obesidade, 'outros problemas médicos existentes, como diabetes, hipertensão, outra doença cardíaca ou pulmonar crônica, podem levar a um caso grave de Covid-19'.

Mas Naveed Sattar, professor de medicina metabólica da Universidade de Glasgow, observou que Trump não tem problemas crônicos conhecidos e é razoavelmente ativo --ele joga golfe com frequência e parecer ter um passo rápido, o que pode compensar parte dos riscos.

Os dados do CDC não levam em conta os cuidados de última geração que o presidente provavelmente deve receber, mas especialistas médicos alertaram os médicos de Trump a não serem tentados a tratá-lo de maneira diferente daquela de outros pacientes semelhantes.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. homem acima do peso e idoso …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.