Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Houthis afirmam ter atacado estações de petróleo sauditas e aeroporto de Riad

Houthis afirmam ter atacado estações de petróleo sauditas e aeroporto de Riad

Reuters

26/10/2026

Placeholder - loading - Detritos provenientes da interceptação de mísseis balísticos caem em Meca    24 de outubro de 2026   Agência de Imprensa Saudita/Divulgação via REUTERS
Detritos provenientes da interceptação de mísseis balísticos caem em Meca 24 de outubro de 2026 Agência de Imprensa Saudita/Divulgação via REUTERS

26 Out (Reuters) - Os houthis do Iêmen, alinhados com o ​Irã, afirmaram nesta segunda-feira ter atacado estações de bombeamento de petróleo no oleoduto Leste-Oeste da Arábia Saudita e o aeroporto de Riad, conforme o aumento das hostilidades sufoca o abastecimento de petróleo e ameaça se transformar em um conflito de maior proporção.

A coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen informou anteriormente que havia destruído dois lançadores de mísseis balísticos na capital, Sanaa, incluindo um usado para disparar um míssil em direção a Riad, que a coalizão afirmou ter interceptado.

Não houve confirmação imediata da Arábia Saudita sobre os ataques dos houthis.

Os houthis vêm lançando mísseis balísticos e drones contra aeroportos, portos e instalações petrolíferas sauditas, transformando a Arábia Saudita — aliada dos EUA — em um ⁠ponto de pressão ⁠nessa guerra mais ampla.

Os houthis também afirmaram ter ​atacado o ‌Aeroporto Internacional Rei Khalid, em Riad, que retomou as operações em dois terminais no domingo, após um ataque reivindicado pelo grupo no início deste mês ter matado 13 pessoas — o mais letal no reino em mais de uma década.

Autoridades dos países signatários do Pacto de Meca — Arábia Saudita, Turquia e ⁠Paquistão — devem se reunir com autoridades iranianas em Teerã nesta segunda-feira para discutir a coordenação ​regional, segundo duas pessoas a par do assunto.

As negociações planejadas seriam o primeiro contato de alto nível ​entre o Irã e todos os membros do bloco de ‌três nações desde que a ​Arábia Saudita ⁠passou a sofrer ataques cada vez mais intensos dos houthis do Iêmen, alinhados ao Irã.

ATAQUES NO IÊMEN

A Arábia Saudita fechou temporariamente seu oleoduto Leste-Oeste, de 1.200 km, em setembro, como medida de precaução, após um ataque com drones que, ​segundo Riad e Bagdá, teve origem no Iraque. O oleoduto tem servido como rota fundamental para as exportações de petróleo do Oriente Médio, enquanto o Estreito de Ormuz permanece praticamente fechado devido à guerra.

Os houthis também afirmaram no sábado que tinham atacado o oleoduto Leste-Oeste, estações de bombeamento de petróleo bruto, uma instalação da Aramco ​em Yanbu e a refinaria de Rabigh. Não houve confirmação saudita dessas alegações.

A coalizão saudita informou na segunda-feira que também havia realizado uma operação militar contra alvos dos houthis no Iêmen, destruindo cinco túneis usados para armazenar mísseis balísticos, quatro lançadores de mísseis balísticos e uma instalação de armazenamento de mísseis.

A operação também teve como alvo linhas de abastecimento dos houthis, combatentes e equipamentos militares ao longo das linhas de frente no Iêmen, disse o porta-voz da coalizão, Turki al-Maliki, prometendo a continuidade de “medidas operacionais dissuasivas” para proteger os civis.

A Arábia Saudita intensificou seus ​ataques contra os houthis desde que o grupo capturou áreas estratégicas ao longo da costa do Mar Vermelho do Iêmen ‌no mês passado, avançando em direção ao Estreito ⁠de Bab el-Mandeb, uma rota marítima global fundamental para os produtores de petróleo do Golfo, localizada do outro lado da Península Arábica em relação ao Estreito de Ormuz.

Os confrontos recentes encerraram efetivamente uma trégua mediada ⁠pela ONU que vinha sendo mantida em grande parte desde 2022. A ⁠Arábia Saudita liderou uma coalizão na guerra civil do ⁠Iêmen em 2015 para ⁠apoiar ​o governo reconhecido internacionalmente, um ano depois que os houthis tomaram a capital, Sanaa.

(Reportagem de Yomna Ehab e Eman Abouhassira)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...