Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Atividade econômica segue em retomada com alta acima do esperado em junho, mostra BC

Placeholder - loading - Caminhões recém-produzidos em estacionamento de fábrica em São Bernardo do Campo, SP 12/02/2015 REUTERS/Paulo Whitaker
Caminhões recém-produzidos em estacionamento de fábrica em São Bernardo do Campo, SP 12/02/2015 REUTERS/Paulo Whitaker

Publicada em  

Atualizada em  

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O segundo trimestre terminou com expansão da atividade econômica do Brasil depois de forte alta acima do esperado em junho, dando sequência à recuperação mesmo que com menos força do que nos três primeiros meses do ano.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 1,14% em junho em relação ao mês anterior, segundo dado dessazonalizado divulgado pelo BC nesta sexta-feira.

O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de ganho de 0,40%, enquanto a atividade ainda busca deixar para trás as consequências da crise causada pela pandemia de Covid-19 conforme a vacinação avança no país.

E ajudou o IBC-Br a terminar o segundo trimestre deste ano com crescimento de 0,12% sobre os três meses anteriores.

O resultado de abril a junho, entretanto, foi mais fraco do que a expansão de 1,64% registrada pelo IBC-Br no primeiro trimestre, pressionado pela queda de 0,55% em maio sobre o mês anterior, em dado revisado depois de queda de 0,43% informada inicialmente.

Na comparação com junho de 2020, o IBC-Br registrou alta de 9,07% e, no acumulado em 12 meses, teve avanço de 2,33%, segundo números observados.

O IBGE divulgará os dados oficiais sobre o PIB do segundo trimestre em 1 de setembro, depois de informar que a economia cresceu 1,2% nos três primeiros meses do ano.

'Mantemos a estimativa de crescimento de 0,2% para o PIB total no 2º trimestre, em comparação ao trimestre imediatamente anterior', disse em nota o economista da XP Rodolfo Margato.

Em junho, o destaque ficou para a retomada de serviços com a reabertura da economia. O setor cresceu 1,7% em junho, terceiro mês seguido de ganhos e bem acima do esperado.

Por outro lado, a indústria ficou estagnada, fechando o segundo trimestre com fortes perdas, enquanto o varejo teve queda inesperada de 1,7% em junho sobre o mês anterior.

'Em termos de atividade ao longo do mês, tivemos surpresa positiva nos serviços, enquanto vendas no varejo e produção industrial surpreenderam negativamente. A expectativa à frente é que o setor de serviço siga em retomada, tal qual comércio. O cenário para indústria é menos evidente', disse em nota o banco digital modalmais.

A pesquisa Focus mais recente do BC com uma centena de economistas mostra que a projeção de expansão do PIB para este ano é de 5,30%, indo a 2,05% em 2022.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ibc br sobe 114 em junho e 2 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.