Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Imagens de satélite mostram civis mortos em cidade ucraniana durante ocupação russa, diz empresa

Placeholder - loading - Imagem de satélite de Bucha, na Ucrânia 19/03/2022 Maxar Technologies/Divulgação via REUTERS
Imagem de satélite de Bucha, na Ucrânia 19/03/2022 Maxar Technologies/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Gerry Doyle

(Reuters) - Imagens de satélite registradas semanas atrás da cidade de Bucha, na Ucrânia, mostram corpos de civis em uma rua, disse uma empresa privada dos Estados Unidos, contrariando as alegações do governo russo de que forças ucranianas causaram as mortes ou que a imagem foi encenada.

A Maxar Technologies forneceu à Reuters nove imagens de Bucha feitas em 18, 19 e 31 de março. Pelo menos quatro das imagens parecem mostrar corpos em uma das vias da cidade, a rua Yablonska. A cidade foi ocupada por forças russas até cerca de 30 de março.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que os cadáveres foram 'encenados' e que imagens deles e do que ele disse ser a versão falsa dos eventos foram divulgadas nas mídias sociais por países ocidentais e pela Ucrânia.

Vasily Nebenzya, enviado da Rússia à Organização das Nações Unidas (ONU), disse que Moscou apresentará 'evidências empíricas' ao Conselho de Segurança de que suas forças não estão matando civis na Ucrânia e não estão envolvidas nos eventos em Bucha.

O Conselho de Segurança irá se reunir ainda nesta terça-feira.

O New York Times, que recebeu um conjunto separado de imagens de Bucha da Maxar, analisou as fotos em uma reportagem publicada em 4 de abril, comparando-as com vídeos feitos no nível da rua que mostravam as mesmas cenas e confirmando a localização dos corpos. Sua análise, disse, confirmou a precisão das imagens de satélite.

'Imagens de satélite da Maxar de alta resolução coletadas em Bucha, Ucrânia (noroeste de Kiev), confirmam e corroboram vídeos e fotos recentes de mídia social que revelam corpos deitados nas ruas e deixados ao ar livre por semanas', afirmou a Maxar em um e-mail à Reuters que também incluiu a análise das imagens.

Autoridades ucranianas acusaram as forças russas de realizar um 'massacre' em Bucha e dizem que 300 moradores foram mortos durante uma ocupação de um mês. As tropas ucranianas retomaram a cidade na semana passada.

Jeffrey Lewis, um especialista em imagens de satélite que viu as imagens da Maxar, descreveu o processo de dedução do significado das imagens como 'muito direto'.

'Você vê fotos no chão que mostram corpos em relação a carros e prédios, e em imagens de satélite, você pode ver as protuberâncias no chão na mesma posição ao lado dos mesmos carros e prédios.'

'O que as imagens de satélite mostram é que os corpos estavam presentes enquanto os russos controlavam a área', disse Lewis, diretor do Programa de Não Proliferação da Ásia Oriental do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury.

O Pentágono disse na segunda-feira que não poderia confirmar de forma independente os relatos das atrocidades, mas não tem motivos para contestá-los.

Um repórter da Reuters viu vários civis mortos na cidade, incluindo um com as mãos amarradas atrás dele. Moradores locais disseram que centenas de civis foram mortos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. imagens de satelite mostram …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.