Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Importação de minério de ferro pela Índia até outubro atinge nível mais alto em seis anos

Importação de minério de ferro pela Índia até outubro atinge nível mais alto em seis anos

Reuters

03/12/2025

Placeholder - loading - Mina de minério de ferro na Índia
Mina de minério de ferro na Índia

Por Neha Arora e Manvi Pant

NOVA DÉLHI, 3 Dez (Reuters) - As importações de minério de ferro pela Índia este ano atingiram o nível mais alto em seis anos, à medida que as usinas siderúrgicas aumentaram as compras no exterior para superar a escassez de minério de alta qualidade e aproveitar os preços globais mais baixos da matéria-prima de fabricação de aço, disseram analistas e autoridades comerciais.

As importações de minério de ferro mais que dobraram, superando 10 milhões de toneladas, nos primeiros 10 meses de 2025 em relação ao ano anterior, disse à Reuters Lalit Ladkat, analista sênior do CRU Group, com sede em Londres.

Entre janeiro e outubro, a JSW Steel, a maior siderúrgica do país em capacidade, emergiu como a principal compradora de minério de ferro de fornecedores estrangeiros, disseram analistas e autoridades.

A média de importações entre 2019 e 2024 foi de 4,3 milhões de toneladas por ano, disse Ladkat.

'Em 2025, a demanda ultrapassou a produção doméstica e a disponibilidade de minérios de maior qualidade foi uma grande preocupação', disse Ladkat, acrescentando que os atrasos no início da produção em minas já leiloadas estavam entre as razões pelas quais o crescimento da oferta estava diminuindo.

Os baixos preços de importação, juntamente com a viabilidade de importação para usinas siderúrgicas próximas aos portos, como a usina da JSW Steel no Estado ocidental de Maharashtra, ajudaram a impulsionar os embarques, de acordo com um funcionário sênior do governo e analistas.

A Índia tem importado minério de ferro principalmente do Brasil, Omã e Austrália.

A mineradora brasileira Vale está se preparando para atender à crescente demanda de minério de ferro da Índia, que poderá dobrar sua produção de aço até o final da década, disse o CEO, Gustavo Pimenta, à Reuters no mês passado.

Este ano, as fortes chuvas no Estado de Odisha, no leste do país, que responde por quase 55% da produção total de minério de ferro da Índia, levaram a uma produção menor, de acordo com a consultoria de commodities BigMint.

'As importações podem exceder 11 a 12 milhões de toneladas no ano fiscal de 2026 e podem permanecer elevadas no próximo ano também se a produção doméstica ou o fornecimento cativo não melhorar', disse a BigMint, referindo-se ao ano fiscal até março de 2026.

A produção de minério de ferro na Índia, que também é o segundo maior produtor de aço bruto do mundo, aumentou para 289 milhões de toneladas no ano fiscal de 2025, de 277 milhões de toneladas no ano anterior, de acordo com dados do governo.

No início deste ano, o governo pediu às usinas siderúrgicas que adquirissem minas de minério de ferro no exterior, ao mesmo tempo em que expressou preocupação com o lento desenvolvimento de novas minas de minério de ferro.

(Reportagem de Neha Arora, em Nova Délhi, e Manvi Pant, em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.