Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Índia ultrapassará China em população, com 2,9 milhões a mais em meados de 2023, diz ONU

Placeholder - loading - Vista de mercado lotado em Délhi, Índia 11/10/2022 REUTERS/Anushree Fadnavis
Vista de mercado lotado em Délhi, Índia 11/10/2022 REUTERS/Anushree Fadnavis

Publicada em  

Por YP Rajesh

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia está prestes a ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo, com quase 3 milhões de habitantes a mais que sua vizinha em meados deste ano, mostraram dados divulgados nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A população da Índia em meados do ano é estimada em 1,4286 bilhão, contra 1,4257 bilhão da China - 2,9 milhões a menos - no 'Relatório sobre a Situação da População Mundial' do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para este ano.

Os Estados Unidos ocupam um distante terceiro lugar, com uma população estimada em 340 milhões para o final de junho, mostram os dados de um relatório que reflete as informações disponíveis até fevereiro.

Especialistas em população, usando dados anteriores da ONU, projetaram que a população da Índia ultrapassaria a da China neste mês, mas o último relatório do órgão global não especificou uma data.

Autoridades sobre população da ONU disseram que não é possível identificar uma data devido à incerteza sobre os dados da Índia e da China, já que o último censo da Índia foi realizado em 2011 e o seguinte, previsto para 2021, foi adiado pela pandemia da Covid-19.

Embora ambos os países respondam por mais de um terço da população global estimada de 8,045 bilhões, o crescimento populacional em ambas tem diminuído, mas muito mais rápido na China do que na Índia.

No ano passado, a população da China caiu pela primeira vez em seis décadas, uma virada histórica que deve levar a um longo período de declínio no número de cidadãos, com profundas implicações para sua economia e para o mundo.

(Reportagem de YP Rajesh; Reportagem adicional de Krishn Kaushik em Nova Délhi e Andrew Hayley em Pequim)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. india ultrapassara china em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.