Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Índice STOXX 600 cai conforme alta de início do ano perde força impactada pelo varejo

Índice STOXX 600 cai conforme alta de início do ano perde força impactada pelo varejo

Reuters

08/01/2026

Placeholder - loading - Bolsa de Frankfurt, Alemanha 7 de janeiro de 2026 REUTERS
Bolsa de Frankfurt, Alemanha 7 de janeiro de 2026 REUTERS

Por Niket Nishant e Pranav Kashyap

8 Jan (Reuters) - ⁠O índice pan-europeu STOXX 600 caiu nesta quinta-feira, pressionado por uma liquidação no setor de tecnologia e atualizações decepcionantes de vários varejistas, enquanto os preços mais fracos do ouro e do cobre pesaram sobre o humor mais amplo do mercado.

O STOXX 600 fechou em baixa de 0,19%, a 603,83 pontos, registrando seu segundo dia consecutivo no território negativo. O setor de tecnologia foi o principal fator de queda para o índice, com perdas de 2,2%.

O recuo arrefece a alta de início de ​2026 do índice, que registrou uma série de ⁠recordes ⁠este ano, ressaltando que a temporada de balanços pode ser o próximo grande teste da demanda de investidores por risco.

O setor de varejo caiu 0,6%, interrompendo uma sequência de quatro dias de ganhos, enquanto o de mineradoras cedeu 1,6%, com a baixa dos preços do ouro e do ‌cobre.

O setor aeroespacial e de defesa , no entanto, atingiu um recorde histórico ​depois que o presidente dos Estados Unidos, ‌Donald Trump, pediu maiores ​gastos ​com defesa.

Os movimentos ocorrem no momento em que investidores se preparam para a primeira temporada de balanços de 2026, em busca de pistas sobre a capacidade de ​varejistas de lidar com uma combinação complicada de fadiga inflacionária e mudanças nos hábitos de consumo.

Embora as manchetes sobre a Venezuela continuem a chegar aos mercados, investidores parecem em grande parte dessensibilizados, embora o fluxo constante de notícias tenha acrescentado uma camada de inquietação, deixando alguns divididos entre comprar a queda e reduzir o risco.

'Investidores estão navegando em uma mistura familiar de riscos macroeconômicos e geopolíticos. As tensões geopolíticas contínuas, a incerteza fiscal e o ruído das políticas incentivaram um posicionamento mais defensivo, enquanto a ausência de um catalisador claro de curto prazo reduziu a convicção de perseguir a alta dos mercados', disse ⁠Daniela Hathorn, analista de mercado sênior da Capital.com.

Em LONDRES, o índice Financial Times ‌registrou variação negativa de 0,04%, a ⁠10.044,69 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX registrou variação positiva de 0,02%, a 25.127,46 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,12%, a 8.243,47 pontos.

Em MILÃO, o ‍índice Ftse/Mib teve valorização de 0,25%, a 45.671,70 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,33%, ​a ‌17.654,70 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 registrou variação positiva de 0,09%, a 8.486,79 pontos.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.