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Indústria tabagista quer atrair jovens aos cigarros eletrônicos, diz OMS

Placeholder - loading - Mulher fuma cigarro eletrônico em uma rua de Manchester, Reino Unido 06/03/2024 REUTERS/Temilade Adelaja
Mulher fuma cigarro eletrônico em uma rua de Manchester, Reino Unido 06/03/2024 REUTERS/Temilade Adelaja

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LONDRES (Reuters) - Companhias tabagistas ainda miram ativamente os jovens nas redes sociais e nos eventos esportivos e musicais, por meio de uma nova geração de produtos com sabores, disse nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), acusando as empresas de tentarem atrair os jovens para a nicotina.

Em meio a leis cada vez mais rígidas quanto aos cigarros, grandes empresas tabagistas e novos players começaram a oferecer alternativas, como os cigarros eletrônicos -- os vapes --, que dizem ser direcionados a adultos.

A OMS e a entidade Stop, que supervisiona a indústria, afirmaram em relatório conjunto que esses produtos são frequentemente vendidos a públicos jovens -- o design e os sabores de fruta atraem as crianças e os jovens têm maior probabilidade de usá-los do que os adultos em muitos países.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, rejeitou as alegações da indústria de que trabalha para reduzir os danos do fumo.

'É desonesto falar sobre redução de danos, quando estão vendendo para crianças', disse.

A postura cada vez mais rígida da OMS em relação aos produtos de nicotina mais recentes ocorre após um aumento acentuado do uso de vaporizadores por jovens em diversos países.

A OMS apontou sabores como chiclete como um dos impulsionadores desse aumento. O setor afirma que os sabores são uma ferramenta importante para incentivar os adultos a deixarem de fumar.

Grandes indústrias tabagistas, em sua maioria, evitam tais sabores. Mas empresas como a Philip Morris International e a British American Tobacco miram a juventude por meio do patrocínio de eventos musicais e esportivos, e também pelas redes sociais, afirmou a OMS.

Assim, afirma a entidade, elas permitem a promoção de suas marcas para públicos mais jovens e a distribuição de amostras grátis.

Ambas as empresas disseram que o objetivo era afastar os fumantes dos cigarros. A BAT acrescentou que segue os princípios de marketing responsável e garante que seus produtos são apenas para adultos.

A PMI disse que alternativas cientificamente comprovadas para o fumo devem fazer parte de uma política de tabaco sólida e que está pronta para se envolver com qualquer governo e com a OMS sobre a questão.

A OMS disse que não há evidências suficientes de que os vapes ajudem as pessoas a parar de fumar. O órgão sustenta que há evidências de que o uso de vaporizadores aumenta o uso de cigarros tradicionais, especialmente entre os jovens.

(Reportagem de Emma Rumney)

Escrito por Reuters

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