Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

IPCA-15 tem maior alta para fevereiro em 6 anos e taxa em 12 meses se aproxima de 11%

Placeholder - loading - Sala de aula em universidade  13/03/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Sala de aula em universidade 13/03/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O IPCA-15 acelerou a alta de forma expressiva em fevereiro e alcançou o maior nível para o mês em seis anos, com a sazonalidade dos custos de educação, o que levou a taxa em 12 meses para perto de 11%, num momento em que o Banco Central luta para controlar a elevada inflação no país.

Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia da inflação brasileira, subiu 0,99%, ante taxa de 0,58% em janeiro.

Essa é a maior variação mensal para um mês de fevereiro desde 2016 (+1,42%), de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, em 12 meses até fevereiro o índice acumulou alta de 10,76%, de 10,20% em janeiro, patamar mais alto nessa base de comparação desde fevereiro de 2016 (10,84%).

Essa taxa é mais do que o dobro do teto da meta de inflação para 2022 --3,50%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA.

Os resultados de fevereiro ficaram bem acima das expectativas em pesquisa da Reuters de avanços de 0,85% no mês e de 10,60% em 12 meses.

Em fevereiro, os preços de oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados subiram. A maior variação e o maior impacto vieram do grupo Educação, com avanço de 5,64%, diante da alta de 6,69% dos cursos regulares devido aos reajustes normalmente adotados no início do ano letivo.

Alimentação e bebidas também se destacou, com aceleração da alta dos custos a 1,20% em fevereiro, de 0,97% no mês anterior. As maiores elevações foram registradas em tubérculos, raízes e legumes, como a cenoura (49,31%) e a batata-inglesa (20,15%).

Já Transportes deixou para trás a queda de 0,41% vista no primeiro mês do ano para subir 0,87% em fevereiro, com destaque para o avanço de 2,01% dos veículos próprios. Ao mesmo tempo, os combustíveis registraram estabilidade em fevereiro, uma vez que óleo diesel (3,78%) e gasolina (0,15%) subiram, mas etanol (-1,98%) e gás veicular (-0,36%) registraram quedas.

A exceção entre os grupos foi Saúde e cuidados pessoais, com ligeiro recuo dos preços de 0,02%, após a alta de 0,93% em janeiro.

O Banco Central iniciou 2022 elevando a taxa básica de juros Selic em 1,50 ponto percentual pela terceira vez consecutiva, a 10,75% ao ano, mas indicando redução no ritmo de ajuste na próxima reunião de política monetária.

A pesquisa Focus mostra que os especialistas consultados pela autoridade monetária veem a Selic a 12,25% ao fim deste ano, com a inflação prevista em 5,56%.

INFLAÇÃO ALTA, JURO PARA CIMA, DÓLAR PARA BAIXO

No entanto, 'se a inflação continuar pressionada, a expectativa de aumento dos juros vai sendo ajustada para cima', disse à Reuters Bruno Mori, economista e planejador financeiro pela Planejar. Uma política monetária mais apertada tende a esfriar os gastos do consumidor e, consequentemente, conter a alta dos preços.

Ao mesmo tempo, disse Mori, as apostas num patamar mais elevado da taxa Selic ao fim do ciclo de aperto monetário do BC tendem a desvalorizar o dólar em relação real, já que um maior diferencial de juros entre Brasil e economias avançadas torna a moeda doméstica mais atraente para investidores estrangeiros que buscam lucrar com divisas que oferecem retornos mais elevados.

Enquanto a Selic segue em trajetória de alta, os juros nos Estados Unidos se mantêm próximos de zero --e ainda que subam, como previsto pelo mercado e sinalizado pelo banco central norte-americano, ainda ficarão distantes da taxa brasileira.

A taxa de retorno embutida em contratos de real com entrega a termo --os chamados NDFs, veículos pelos quais estrangeiros podem operar a moeda brasileira, que não é conversível-- está em torno de 12% ao ano, considerando o prazo de 12 meses. Assim, ronda os maiores níveis desde agosto de 2016. Em agosto de 2020, o juro implícito estava em 1,5%.

Essa taxa acompanha as movimentações da Selic. A título de comparação, a taxa de um ano para o peso chileno --que também tem sido destaque neste ano por motivos semelhantes ao do real, com alta de 8,5% no período, segundo melhor desempenho global-- estava em 7,1%.

Nesta quarta-feira, após a divulgação do IPCA-15 de fevereiro, o dólar à vista chegou a tocar 4,9978 reais na mínima do dia, queda de 1,05%. O real ostentava o melhor desempenho entre as principais moedas não apenas nesta sessão, mas também em fevereiro (+5,9%) e em 2022 (+11,2%).

Apesar da forte pressão de preços, o Bacen tem demonstrado preocupação com a adoção de políticas fiscais que buscam controlar a inflação no curto prazo, ressaltando que as medidas podem gerar efeito contrário, de alta nos preços, em meio às discussões feitas no Executivo e no Congresso sobre um possível corte de tributos para aliviar os valores cobrados em combustíveis.

(Reportagem adicional de Luana Maria Benedito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ipca 15 tem maior alta para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.