Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

IPCA-15 tem maior alta para março em 6 anos por gasolina e taxa em 12 meses supera teto da meta

Placeholder - loading - Posto de combustíveis em Cuiabá  2/10/2019 REUTERS/Marcelo Teixeira
Posto de combustíveis em Cuiabá 2/10/2019 REUTERS/Marcelo Teixeira

Publicada em  

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - A gasolina continuou exercendo forte peso e a prévia da inflação oficial do Brasil registrou em março a maior alta para o mês em seis anos, com o acumulado em 12 meses ultrapassando o teto da meta do governo.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) registrou alta de 0,93% em março, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado ficou bem acima da alta de 0,48% vista em fevereiro, mas pouco abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço no mês de 0,96%, caracterizando a alta mais intensa para o mês de março desde 2015 (+1,24%).

O resultado levou a taxa acumulada do IPCA-15 em 12 meses a 5,52%, de 4,57% antes e expectativa de 5,55%. Com isso, supera o teto da meta do governo para este ano, que é de uma inflação de 3,75%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA.

A maior influência individual para o resultado foi exercida pela alta de 11,18% da gasolina, cujos preços aumentaram pelo nono mês consecutivo.

Na sexta-feira, a Petrobras anunciou o primeiro recuo dos preços da gasolina em suas refinarias, seguido de outro a partir desta quinta-feira, mas o combustível ainda acumula aumento de quase 41% frente aos valores praticados no início de 2021.

Com isso os preços do grupo Transporte tiveram o maior avanço no mês, de 3,79%, acelerando ante alta de 1,11% em fevereiro. Também subiram os custos de etanol (16,38%), óleo diesel (10,66%) e gás veicular (0,39%).

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, oito apresentaram alta em março. O segundo maior impacto foi exercido por Habitação, com alta de 0,71%, com destaque para o aumento de 4,60% do gás de botijão, no 10º mês consecutivo de alta.

Já a alta dos preços de Alimentação e bebidas desacelerou a 0,12% de 0,56% em fevereiro, com os alimentos para consumo no domicílio caindo 0,03% após sete meses consecutivos de alta. Contribuíram para esse resultado as quedas de tomate (-17,50%), batata-inglesa (-16,20%), leite longa vida (-4,50%) e arroz (-1,65%).

O único grupo a apresentar deflação em março foi Educação, que caiu 0,51% após alta de 2,39% em fevereiro.

O cenário inflacionário no Brasil tem sido encarado com cautela, em meio ainda à desvalorização do real e preocupações de repasse cambial aos preços. Instituições econômicas já passaram a elevar suas estimativas tanto para a alta do IPCA quanto para a taxa básica de juros.

Na semana passada o Banco Central elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, e explicou que a decisão de elevar a Selic a 2,75% e indicar outra alta do mesmo valor para maio levou em conta os riscos fiscais de curto prazo em meio ao recrudescimento da pandemia no país e preocupações com a desancoragem das expectativas para a inflação.

Já Campos Neto afirmou que a atual conjuntura global de juros baixos, liquidez abundante e disponibilidade de vacinas faz o mercado precificar um aumento da inflação, mas minimizou risco de problemas decorrentes desse cenário.

Para este ano, a pesquisa Focus realizada pelo BC junto a uma centena de economistas mostra que a expectativa é de uma alta do IPCA de 4,71%, com a Selic a 5,00%.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ipca 15 tem maior alta para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.