Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Alimentos disparam com greve e IPCA tem maior alta para junho desde 1995

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Alimentos disparam com greve e IPCA tem maior alta para junho desde 1995"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A inflação oficial no Brasil atingiu em junho o pico no ano e o maior nível em mais de duas décadas para o mês por conta da disparada dos preços dos alimentos e dos combustíveis após a greve dos caminhoneiros e da pressão da energia elétrica, aproximando-se do centro da meta em 12 meses.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) saltou no mês passado 1,26 por cento, contra alta de 0,40 por cento em maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

É a maior alta para junho desde 1995 (2,26 por cento) e também o maior avanço considerando todos os meses desde janeiro de 2016 (1,27 por cento).

Em 12 meses, o IPCA atingiu 4,39 por cento até junho, contra 2,86 por cento em maio, patamar mais elevado desde março de 2017 (4,57 por cento). Com isso, o índice volta a superar o piso da meta oficial, de 4,5 por cento pelo IPCA com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Os dados ficaram em linha com as expectativas em pesquisa da Reuters com analistas de avanço de 1,28 por cento na comparação mensal e de 4,42 por cento em 12 meses.

A paralisação dos caminhoneiros no final de maio afetou o abastecimento de alimentos, combustíveis e outros insumos em todo do país no final de maio, elevando os preços.

Com o problema no abastecimento, tivemos uma escassez de produtos que provocou uma onda de altas. Percebemos que depois da greve os preços voltaram mais altos do que estavam, mas ao longo do mês começaram a ceder , afirmou o economista do IBGE Fernando Gonçalves.

O IBGE informou que as altas nos grupos Alimentação e bebidas, Habitação e Transportes, que concentram 60 por cento das despesas das famílias, foram responsáveis por 93 por cento do resultado do índice de junho.

O avanço de 2,03 por cento nos preços de alimentos em junho, após 0,32 por cento em maio, foi o mais alto desde janeiro de 2016, impactado principalmente pelo aumento de 3,09 por cento nos preços dos alimentos para consumo no domicílio.

A alta dos alimentos pela greve foi disseminada, Temos que aguardar para ver com fica no mês que vem e se esse efeito se esgotou , afirmou Gonçalves.

Já o grupo Transportes subiu 1,58 por cento, também a taxa mais alta desde janeiro de 2016, com os avanços de 5 por cento da gasolina e de 4,22 por cento do etanol representando 21 por cento do IPCA do mês.

A energia elétrica também pesou sobre o bolso do consumidor ao ficar 7,93 por cento mais cara em junho com a bandeira tarifária vermelha patamar 2, e representou o maior impacto individual no índice, levando o grupo Habitação a subir 2,48 por cento.

A pressão sobre os preços provocada pela greve, entretanto, deve ficar restrita a maio e junho, em um ambiente no país de consumo ainda contido pelo desemprego alto, economia mais fraca que o esperado e incertezas relacionadas às eleições presidenciais.

O Banco Central deixou claro na semana passada que vê a inflação perdendo força após junho, e com isso acabou reforçando visões de que não mexerá tão cedo na taxa básica de juros, hoje na mínima histórica de 6,50 por cento.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia “ABBA Gold”: 30º aniversário do álbum é celebrado com edição especial

“ABBA Gold”: 30º aniversário do álbum é celebrado com edição especial

Após de três décadas do lançamento do projeto de grandes sucessos do ABBA, o quarteto anuncia a nova versão que celebra o aniversário do disco. A coleção dos grandes hits, “ABBA Gold” está prevista para ser divulgada no dia 23 de setembro e conta com canções como 'Dancing Queen', 'Take A Chance On Me', 'Mamma Mia', 'Super Trouper', 'Fernando', 'Waterloo' e 'The Winner Takes It All'.

O disco da banda sueca é uma das produções mais bem sucedidas na indústria da música, tendo vendido mais de 32 milhões de unidades ao redor do mundo. Outro marco impressionante, é o álbum ter sido o segundo mais vendido de todos os tempos no Reino Unido passando mais de 1.055 semanas no Official UK Albums Chart. Com isso, tornou-se o álbum mais antigo no Official Albums Chart Top 100 de todos os tempos.

Originalmente, o trabalho de 19 faixas foi lançado em 21 de setembro de 1992, e já foi reeditado diversas outras vezes. Um exemplo disso foi a remasterização do disco em 2010, que também foi reembalado para coincidir com o lançamento do filme musical inspirado no ABBA, “Mamma Mia!”

Para marcar a primeira divulgação desse álbum tão emblemático, sua edição comemorativa virá em múltiplos formatos, que serão: 2 novos LPs Picture Disc de vinil pesado, alojado em capa dobrável cortada; novo cassete dourado – também disponível em preto; e ouro 2LP – vinil dourado 2 x 180g. A nova edição limitada do ABBA também já está disponível para pré-encomenda aqui.



O grupo, composto por Björn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad, lançou sua última obra em novembro do ano passado. Intitulado “Voyage”, o nono disco de estúdio rendeu muita visibilidade à banda – já que estreou na segunda posição da Billboard 200. Além disso, o primeiro single do álbum, "I Still Have Faith in You", rendeu ao grupo sua primeira indicação ao Grammy.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ipca acelera alta em junho a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.