Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

IPCA sobe 1,62% em março, maior taxa para o mês desde o Plano Real

Placeholder - loading - Frentista abastece carro em posto de gasolina no Rio de Janeiro 30/03/2011 REUTERS/Ricardo Moraes
Frentista abastece carro em posto de gasolina no Rio de Janeiro 30/03/2011 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por Isabel Versiani e Rodrigo Viga Gaier

BRASÍLIA (Reuters) - A inflação deu o maior salto em 28 anos para um mês de março, sob o impacto da alta dos combustíveis e com disseminação generalizada por vários grupos de produtos e serviços, e atingiu 11,30% em 12 meses, acima do esperado pelo mercado e mais de três vezes a meta do governo para o ano.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,62% em março, maior taxa para o mês desde março de 1994, antes da implantação do Plano Real, e maior alta para qualquer mês desde janeiro de 2003 (2,25%), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

O maior peso para o índice voltou a ser combustíveis, que tiveram alta de 6,70% --após um recuo de 0,47% no mês anterior-- depois de novo reajuste de preços da Petrobras no mês passado em meio à alta do petróleo no mercado internacional por causa do choque de oferta gerado pela guerra na Ucrânia.

A leitura em 12 meses, de 11,30%, contra 10,54% do mês anterior, foi a maior desde outubro de 2003 (13,98%) e bem acima da meta de inflação para o ano, de 3,5%, que tem uma margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

Os dados de março também vieram acima das expectativa de analistas, que previam alta de 1,30%, acumulando em 12 meses avanço de 10,98%.

A prévia do IPCA já havia surpreendido o mercado, com a maior alta em sete anos. O dado fechado do mês traz agora novas pistas sobre a possibilidade de o Banco Central manter estratégia já sinalizada de encerrar seu ciclo de aperto monetário em maio, com uma alta de 1 ponto percentual da Selic, que chegaria assim a 12,75%.

Na quinta-feira, o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, afirmou que a calibragem da política monetária dependerá da extensão dos choques e ressaltou que a inflação está descolando muito da meta e se disseminando.

No final de março, Campos Neto chegou a prever que o pico da inflação deveria ocorrer em abril, tocando 11% em 12 meses --patamar já superado no mês passado. O Copom volta a se reunir em 3 e 4 de maio.

Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em março, liderados por Transportes, com alta de 3,02%. O grupo Alimentação e bebidas teve a segunda maior alta do mês, de 2,42%. O único grupo que apresentou variação negativa nos preços foi Comunicação, com -0,05%.

'A gasolina puxou o IPCA e alavancou o índice como um todo. A inflação também ficou mais disseminada, está mais espalhada, isso é algo que vem acontecendo este ano', disse o gerente da pesquisa do IPCA no IBGE, Pedro Kislanov, ressaltando o impacto do aumento dos fretes sobre os preços de uma forma geral, e sobre os alimentos em particular.

O índice de difusão da inflação, que mede a disseminação da alta dos preços, atingiu 76,1% no mês, maior patamar desde fevereiro de 2016 (77,2%).

'Este dado do IPCA mostra claramente uma deterioração das perspectivas de inflação, o que evidentemente está surpreendendo o BC para cima', disse o banco Citi em relatório.

O dólar ensaiou queda após a divulgação do dado de inflação, com investidores avaliando possibilidade de uma postura mais agressiva por parte do Banco Central, embora tenha devolvido essas perdas, conforme analistas também ponderavam o impacto da alta dos preços sobre o crescimento e os investimentos.

(Edição de Luana Maria Benedito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ipca sobe 162 em marco maior …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.