alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Irã abastece centrífugas e retoma enriquecimento de urânio em usina de Fordow

    Placeholder - loading - news single img
    Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã 07/09/2019 WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

    3496

    Publicada em  

    Por Parisa Hafezi

    DUBAI (Reuters) - O Irã disse nesta quinta-feira que retomou o enriquecimento de urânio em sua usina nuclear subterrânea de Fordow, afastando-se ainda mais do acordo nuclear que firmou com potências estrangeiras em 2015 depois que os Estados Unidos se desligaram do pacto.

    O pacto proíbe a produção de material nuclear em Fordow, local altamente sensível que o Irã escondeu de inspetores anti-proliferação da Organização das Nações Unidas (ONU) até sua exposição em 2009. Mas com o abastecimento de gás nas centrífugas, a instalação, construída no interior de uma montanha para suportar qualquer ataque aéreo, violará a condição permitida de usina de pesquisa e se tornará uma instalação nuclear ativa.

    'Depois de todos os preparativos bem-sucedidos... a injeção de gás de urânio nas centrífugas começou nesta quinta-feira em Fordow... o processo inteiro foi supervisionado pelos inspetores da agência nuclear da ONU', disse a Organização de Energia Atômica do Irã em um comunicado divulgado pela mídia estatal.

    O Irã vem reduzindo gradualmente seus compromissos com o acordo, conforme o qual restringiu seu programa de enriquecimento em troca da suspensão da maioria das sanções internacionais, desde que os EUA romperam com o pacto no ano passado.

    'O processo demorará algumas horas para se estabilizar, e até sábado, quando inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica voltarão a visitar o local, um... nível de enriquecimento de 4,5% terá sido alcançado', disse o porta-voz da agência iraniana, Behrouz Kamalvandi, à televisão estatal.

    O enriquecimento de urânio em um nível tão baixo de pureza físsil será adequado para a geração de eletricidade para fins civis. É necessária uma pureza de 99% para se produzir combustível para uma bomba nuclear.

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. ira abastece centrifugas e …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.